18 Melhores práticas para salvar o meio ambienteÉ possível encontrar muitas maneiras se quisermos ajudar a salvar o meio ambiente. Abaixo estão listadas as 18 melhores práticas para salvar o meio ambiente.

1. Podemos economizar em consumo de eletricidade, e para isso basta desligar as luzes em ambientes onde não há ninguém presente. Aproveite a iluminação natural do dia.

2. Em relação a aparelhos elétricos, use-os apenas quando necessário. Um exemplo disso é aproveitar a ventilação natural em vez de ligar os aparelhos de ar condicionado. Além disso, devemos também desligar todos os aparelhos como televisões, microondas e aparelhos de som caso não estejam sendo utilizados.

3. Use lâmpadas fluorescentes, que economizam mais energia elétrica.

4. Use produtos de limpeza doméstica naturais. Evitar o uso de muitos produtos químicos em casa. Use limão fresco e água na limpeza de pisos e azulejos.

5. Podemos reduzir o uso de papéis simplesmente usando o outro lado como um papel de rascunho. Depois de usar ambos os lados, podemos empilhá-las para reciclagem.

6. Na compra de eletrodomésticos como geladeiras, máquinas de lavar roupas e aparelhos de ar-condicionado, escolha aqueles que têm capacidade de poupar mais energia. É obrigatório que esses eletrodomésticos sejam fabricados com um selo que indica quanto eles consomem de energia.

7. Em vez de comprar novos aparelhos, dê preferência a realizar a manutenção de cada aparelho doméstico de tempos em tempos, preservando a sua eficácia e garantindo que esses produtos não vão consumir energia além do necessário.

8. Fazer uso de utensílios e pratos que sejam reutilizáveis. Uso de materiais descartáveis só serve para criar mais resíduos e lixos domésticos.

9. Demore menos tempo no chuveiro. Além de economizar água, você ainda agride menos sua pele com a água quente. E use o ferro de passar roupas apenas uma vez na semana.

10. Restos de comida, restos de vegetais e outros materiais biodegradáveis devem ser depositados em locais apropriados. Também é possível usar esses restos de alimentos como adubo para hortas.

11. Não use sacos plásticos ao fazer compras. Utilize as sacolas de tecido reciclado.

12. Desligue o telefone celular durante o carregamento da bateria. Isso também é uma forma de poupar energia.

13. O descarte de pilhas e baterias também deve ser feito em locais adequados e jamais devem ser jogados no meio ambiente.

meio ambiente14. Em vez de usar muito papel como um meio de comunicação ou correspondência no escritório, use e-mail. Com esta atitude, você pode poupar o corte de dezenas de árvores que seriam usadas na produção de celulose e papel.

15. Prefira comprar móveis de madeira que tenham certificação, evitando aqueles que tenham sido fabricados com madeira proveniente de árvores de florestas em preservação.

16. Evite usar produtos em aerossol, que contribuem para os impactos negativos na camada de ozônio.

17. Se precisar se locomover por distâncias curtas, vá a pé ou de bicicleta e aproveite para fazer exercícios físicos. Deixe o carro apenas para a locomoção por distâncias mais longas.    Esse é um meio eficaz de reduzir as emissões de carbono ao meio ambiente.

18. Ao lavar o quintal, não utilize a mangueira. Prefira o uso de baldes de água. Se for utilizar a mangueira, tenha atenção para não deixá-la vazando água intermitentemente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente