Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Segurança em armazéns

Dicas para melhorar a segurança em armazéns e evitar acidentes e lesões de trabalho.

Mais notícias relacionadas a armazenagem & logística:

Pallets termicamente tratadas
Tratamento térmico de pallets serve para impedir infestações de bactérias, fungos e insetos nas mercadorias.


Santos Brasil atende clientes por chat
Usuários podem tirar dúvidas e acessar informações sobre a companhia online em tempo real.


Rotatividade de estoque
Estratégia logística pretende fazer o giro das mercadorias, perecíveis ou não, nos pontos de venda.


Segurança em armazénsA segurança em armazéns é levada a sério nos Estados Unidos. Desde que foi criado o Occupational Safety and Health Adminstration (OSHA), em 1970, as mortes por acidente de trabalho diminuíram 62% e as lesões, 42%. No entanto, a taxa de acidentes fatais para a indústria de armazenagem e logística é superior à média de outras indústrias.

 
Nos EUA, as multas começam em 7 mil dólares para violações brandas, mas pode chegar a 70 mil dólares para os reincidentes. As áreas que mais geram violações em segurança em armazéns são empilhadeiras, comunicação de risco, elétrica e fiação, proteção contra quedas, proteção respiratória, bloqueio e etiquetagem e falta de extintores de incêndio portáteis.
 
Empilhadeiras

Segundo os registros do OSHA, cerca de 100 funcionários morrem e 95 mil ficam feridos a cada ano em acidentes com empilhadeiras. Os acidentes com empilhadeira acontecem de várias formas: ser esmagado entre uma empilhadeira e uma superfície, ser atingido por uma empilhadeira ou queda de material, entre outros.

A OSHA recomenda que a empresa de armazenagem e logística treine e certifique todos os operadores, para garantir que eles possam usar o equipamento com segurança. Dirija devagar, nunca a mais de 8 km por hora e diminua a velocidade em áreas congestionadas. Mantenha distância segura em corredores e em docas de carga ou passagens onde serão utilizadas empilhadeiras. Outra recomendação é que a empresa treine os funcionários para identificar e prevenir riscos associados com os subprodutos da combustão de operação de empilhadeira, como monóxido de carbono.

Comunicação de risco

Comunicação de risco refere-se à informação sobre ingredientes químicos e as medidas de proteção associadas que são transmitidas aos empregadores e empregados. Produtos químicos geram diversas possibilidades de riscos à saúde, como irritação, e riscos físicos, como combustão e corrosão. Produtores e importadores de produtos químicos precisam analisar os riscos e providenciar informações sobre eles em etiquetas e materiais informativos nos contêineres, além de relatórios com informações detalhadas chamados Relatórios de Segurança de Material.

Os empregados devem ser treinados para lidar com riscos da armazenagem de produtos químicos. A empresa deve fornecer kits de limpeza e assepsia em todos os locais em que produtos químicos são armazenados.

Outras medidas são ter um plano escrito para controlar possíveis vazamentos e, é claro, guardar com segurança os materiais tóxicos e perigosos.
 
Segurança elétrica

Muitas vezes, os perigos elétricos causam lesões e mortes nos armazéns e canteiros de obras, comprometendo a segurança do trabalho. Os primeiros passos para a segurança elétrica é controlar e eliminar fatores em seu armazém que possam representar risco elétrico. Choque por falta de fio terra é um problema comum. A OSHA requer que as empresas providenciem interruptores de circuito para tomadas receptoras.

Segurança nos armazénsProteção contra quedas

A melhor maneira de prevenir quedas em armazéns é eliminando os riscos. Isso pode ser conquistado usando equipamentos de proteção à queda. Com uma combinação de dois tipos de proteção, a empresa oferece um ambiente sem riscos para os funcionários. Guardrails e grades convencionais, além de faixas e placas de alerta, previnem quedas livres. Existem também as redes de segurança, que podem salvar um empregado que está caindo.

Proteção respiratória

Muitos acidentes acontecem todos os anos por falta de equipamentos pessoais de segurança (EPI). Embora a maioria das grandes empresas ofereça esses acessórios, os funcionários não os utilizam. No caso de proteção respiratória, a prevenção é necessária porque muitos armazéns têm presença de substâncias tóxicas no ar. Este é o lugar onde os respiradores devem ser utilizados pelos funcionários.

Proteção respiratória tem como objetivo proteger o usuário de poeira, fumaça, spray de tinta, pesticidas e outras substâncias que possam comprometer sua saúde a longo
prazo ou mesmo causar morte. Como com outros tipos de EPI, programas de segurança oferecido aos empregados do armazém devem especificar os meios apropriados para limpeza, manutenção e reparação dos respiradores.

Bloqueio / Etiquetagem

No armazém muitas vezes há equipamento defeituoso ou danificado. É importante que esses itens sejam marcados com um "Fora de Serviço" até que seja substituído ou reparado. Essa medida vai manter os funcionários longe de itens que podem causar ferimentos graves ou doenças. De acordo com a OSHA, tag ou etiqueta é "um dispositivo geralmente feito de cartão e cartolina, plástico ou outro material usado para identificar uma situação de risco". Muitas empresas são multados pelo órgão porque as tags não são utilizados da forma correta.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a armazenagem & logística:

O que é modelo de distribuição

Um modelo de distribuição é um método de envio que as empresas usam para levar seus produtos do ponto de origem até ao ponto de venda final. O tipo ...
Segundo graneleiro construído no Brasil será lançado ao mar

O navio Log-In Tucunaré, segundo graneleiro construído no país, fará sua viagem inaugural amanhã, no Estaleiro Eisa, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A embarcação ...
Saiba mais sobre o problema do corte de estoque

O problema de corte de estoque é uma equação de otimização que tem aplicações importantes na indústria e também gera interesse para programadores e especialistas em ...
Aplicação do projeto em logística

Projeto para logística (em inglês, design for logistics ou DFL) é uma abordagem que visa organizar o desenho ou estrutura de tarefas para que o movimento das tarefas associadas ...
Aplicação da Lei Marítima

A chamada Lei Marítima é um conjunto de leis sobre transporte interestadual ou internacional que trata de navegação por embarcações marítimas. Sua aplicação abrange tanto o ...
O que é near sourcing

Near sourcing é um termo usado para descrever quando uma empresa estrategicamente coloca algumas ou todas as suas operações perto de onde seus produtos finais são vendidos. Esse conceito ...
Análise da cadeia de suprimentos

A análise da cadeia de suprimentos é o processo de avaliação de cada etapa de uma empresa que está entregando um produto para os clientes. Esse método requer ...

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google