Captação de recursos energéticos naturaisO mundo está se movendo lentamente em direção a uma crise energética. O uso persistente de fontes não-renováveis de energia é uma das principais razões para tal fato. E, por isso, a importância de reduzir a dependência destas fontes não-renováveis é óbvia. Felizmente, governos, organizações, comunidades e entidades vêm percebendo a importância de aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de captação de recursos energéticos naturais, que serão a base de toda a eficiência energética mundial em um futuro não muito distante.

Os recursos energéticos naturais são aqueles que mantêm a produção de energia elétrica livre dia após dia sem exaurir a principal matéria-prima de fornecimento de energia. Três tipos de recursos energéticos naturais se enquadram na categoria de soluções de energia renováveis, sendo elas: energia solar, energia eólica e energia eletromagnética.

Energia solar: O sol gera a energia mais abundante na Terra. Fazer uso desta fonte de energia natural para produzir a energia elétrica em residências e empresas é um recurso já utilizado hoje em dia por muitas empresas, apesar de que este tipo de tecnologia ainda é onerosa. Com o avanço da tecnologia, a energia do sol pode ser convertida em eletricidade através da captação da luz e dos raios solares por painéis de células fotovoltaicas.

Energia EólicaTer seu próprio fornecimento de eletricidade significa não depender de petróleo e outras fontes de energia não-renováveis, como o carvão. Para muitos proprietários de empresas, isto significa a redução drástica do consumo de energia, além disso, esta medida colabora com a preservação do meio ambiente. A energia solar pode ser usada para operar fogões, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar e secadoras, bem como sistemas de aquecimento, sistemas de iluminação, máquinas industriais, equipamentos de grande porte usados nas indústrias e usinas.

Energia Eólica: Os moinhos de vento existem há mais de dois mil anos. Esses moinhos ou turbinas de vento já ajudaram embarcações de reboque e nos trabalhos de bombeamento de água. Depois da Revolução Industrial foram usados para gerar eletricidade. A energia eólica é um dos excelentes recursos naturais de energia a ser usado para criar a energia elétrica gratuita. A turbina eólica pode ser um colaborador útil para aproveitar os recursos energéticos naturais do ar em movimento.

Energia eletromagnética: geradores magnéticos usam ímãs poderosos para fornecer eletricidade. A propriedade especial de polaridade que possuem os ímãs cria uma força capaz de transformar uma turbina de modo que a eletricidade seja produzida como uma corrente alternada (AC). Um gerador magnético terá baterias para armazenar a energia livre elétrica quando não estiver funcionando.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia