Como planejar sua carreira

Como planejar sua carreiraNo atual clima da economia, as pessoas tendem a se concentrar nos elementos urgentes e importantes da sua vida profissional, como tarefas diárias e o andamento de projetos, relacionamentos com chefes e colegas, lidar com a política das empresas e o cumprimento de prazos e metas.

O importante – mas nunca urgente – processo de gestão de carreira profissional raramente recebe alguma atenção, até o momento da demissão.

Perder o emprego é uma ameaça para o equilíbrio financeiro e emocional de uma família. A chave para reduzir a ameaça de demissão é o planejamento. No entanto, surpreendentemente, poucas pessoas consideram fazer isso.

Planejamento

Fazer planos significa que você se sente menos ameaçado pela perda de um emprego. Ao planejar com antecedência, uma visão realista de carreiras possíveis pode ser avaliada com calma, sem pressão.

A lista abaixo ajuda a converter desastre em potencial em sucesso provável

Reveja anúncios de emprego regularmente e atualize seu currículo
Pesquise empresas que oferecem vagas de emprego na sua área
Acesse sites de recrutamento e leia cadernos de empregos de jornais e revistas especializadas
Registre-se em uma consultoria de recrutamento com uma boa reputação
Toda vez que você completa um projeto de sucesso, adicione os detalhes em seu currículo
Defina o que você consideraria como termos coerentes para a sua demissão e esteja pronto para negociar com a empresa. Melhore suas habilidades de negociação para enfrentar essa situação
Examine e defina seus objetivos pessoais e de carreira, garantindo que estes estão alinhados com o seu sistema de valores
Entenda que mudanças na carreira podem ser positivas, em termos de satisfação e sucesso
Esteja ciente de como suas atuais habilidades, talentos e ambições são transferíveis e como elas podem corresponder às exigências do mercado de trabalho
Se você estiver preparado psicologicamente, estará menos propenso a assinar acordos em caso de uma demissão surpresa. Você sempre deve examinar tais documentos com atenção e negociar os termos, a fim de tirar partido dos direitos financeiros e de todos os serviços de apoio possíveis que sua entidade patronal pode oferecer.

Este tempo de preparação deve envolver tanto pensamento quanto ação. Exponha seu perfil em pelo menos uma organização ou associação profissional no seu campo de trabalho. Comece a fazer networking com colegas de outras organizações ou áreas de trabalho onde você poderia estar interessado em progredir. Fazer contato com outras pessoas permite que você atualize suas habilidades profissionais. É importante manter uma rotina ativa, para manter a boa forma física e continuar mentalmente ativo.

Estabelecendo metas e realizações

Uma pergunta que ajuda a estabelecer objetivos de vida e carreira é: “O que você teria (ou faria, ou seria, ou conseguiria), se você soubesse que não poderia falhar”? Uma vez respondida a questão, cada uma dessas metas deve ser dividida em conjuntos de objetivos que, por sua vez, são divididos em tarefas diárias. Tarefas diárias caem em duas categorias: tarefas de progresso e tarefas de manutenção.

Tarefas de progresso são aquelas que iniciam uma nova atividade, fazem uma introdução ou estabelecem uma nova abordagem. Exemplos: entrar em uma academia ou se matricular em um curso de aperfeiçoamento.

Tarefas de manutenção são as tarefas regulares que fazer as coisas acontecerem. Tarefas de manutenção são importantes porque são as atividades que impulsionam o progresso em todos os aspectos da vida. Ir para a academia três vezes por semana ou estudar todas as noites sem falta para uma prova são tarefas de manutenção.

planejar sua carreiraColocando o plano em prática

Então, quais podem ser as tarefas de progresso de manutenção na carreira? Aqui estão seis instruções para ajudar no sucesso:

Compreenda plenamente o valor de suas habilidades e experiência e o que você oferece para o mercado
Prepare uma declaração que descreva com precisão suas habilidades, competência e experiência para que você possa apresentar-se bem tanto no papel como na entrevista
Estabeleça o que você quer de seu novo emprego, ou sua nova carreira, e divulgue para entrevistadores e para as pessoas que você encontra em seu possível local de trabalho. Diga-lhes porque é exatamente esse emprego que você está procurando.
Esteja pronto para explicar que você vai fazer um esforço positivo para se integrar a uma equipe já formada e levar uma abordagem colaborativa para os colegas.
Indique que você pretende dar uma contribuição significativa para a organização, que pretende construir a sua carreira com eles
(e se isso não for o caso, considerar por que você está fazendo o esforço para se juntar)
Esteja pronto para aprimorar e desenvolver suas habilidades e experiência com orientação, treinamento e coaching
Conclusão

Sucesso é um estado transitório, um pouco como a felicidade. O filósofo Bertrand Russell disse que: “Sucesso é ter o que se quer e felicidade é querer o que se tem.” Tanto sucesso quanto felicidade podem ser alcançados, mas só quando você está preparado para tomar decisões com muito cuidado e, em seguida, adotar medidas positivas e persistentes para atingir objetivos e metas.

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