cadeia de fornecimento sustentável - green supply chainCada vez mais, o consumidor se torna consciente em relação a questões ambientais e ao aquecimento global. O público tem mostrado curiosidade crescente sobre os produtos que adquire. As empresas terão que saber responder perguntas sobre os seus processos de fabricação e cadeia de suprimentos sustentável – green supply chain, armazenagem e logística, pegada de carbono e política de reciclagem.

Algumas empresas têm visto inúmeras vantagens comerciais em se mostrar preocupadas com o meio ambiente. Não é algo ruim ser capaz de converter o interesse do público em sustentabilidade em aumento de lucros.

Várias companhias mostram, atualmente, que existe uma ligação entre um bom desempenho ambiental e ganhos financeiros. Empresas têm olhado para a sua cadeia de fornecimento e para áreas onde melhorias na forma como operam podem produzir lucros.

A empresa americana General Motors, por exemplo, reduziu em 12 milhões dólares os custos de eliminação, estabelecendo um programa de contêineres reutilizáveis com seus fornecedores. Em uma tentativa de baixar os custos em sua cadeia de abastecimento, a GM descobriu que as reduções complementavam o compromisso com o meio ambiente.

As empresas podem cortar gastos ao reduzir o impacto ambiental de seus processos produtivos. Ao reavaliar a supply chain da empresa, desde a compra, planejamento e gestão do uso de materiais, até o transporte e distribuição de produtos finais, a quantia economizada é, muitas vezes, identificada como um benefício colateral da adoção de políticas verdes.

Apesar do interesse público a respeito do meio ambiente, os benefícios atribuídos à redução do impacto ambiental de uma empresa não estão em primeiro lugar para os executivos da cadeia de suprimentos. Parece que muitos executivos ainda não estão conscientes de que um melhor desempenho ambiental significa menor eliminação de resíduos e custos de treinamento, menos taxas ambientais, licenciamento, e, muitas vezes, custos reduzidos de materiais.

Esperemos que o interesse em questões ambientais e de preocupação ambiental por parte do público não desapareça conforme as questões econômicas tornam-se mais importante devido à crise da economia.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística