Construção Civil e Meio Ambiente

Construção Civil e Meio AmbienteA construção civil também causa impactos sobre o meio ambiente, não apenas no solo, mas também no curso das águas subterrâneas, e lençóis freáticos e águas de chuvas. Neste sentido, vamos considerar os seguintes tipos de água;

• Água de Superfície: refere-se à água contida na superfície da Terra. Exemplos aqui incluem rios, lagos, oceanos, pântanos e assim por diante.

• Água subterrânea: refere-se à água que brota do chão. É geralmente contida em rochas conhecidas como aqüíferos, formando o lençol freático.

• Água de precipitação: refere-se às diversas formas em que a água aparece na atmosfera e é aproveitada assim que encontra o solo. Este tipo e água pode ser em forma de chuva, orvalho e tempestades de granizo.

Uma série de atividades comuns aos setores de construção e também de mineração pode prejudicar os padrões normais do curso das águas, consequentemente, interferindo na natureza. A seguir, isso acontece das seguintes formas:

• A perfuração de poços artesianos pode influenciar na formação de lençóis freáticos. Além disso, a cada edifício construído, menor fica a região de vegetação, essencial para a captação da água de chuvas, o que impede a ocorrência de enchentes.

• Áreas extensas de construção de casas e edifícios reduzem a quantidade de percolação de água no solo, o que impede a formação de água subterrânea.

Construção Civil e o Meio Ambiente• A limpeza de extensas áreas de terra para atividades de construção reduz os níveis de umidade na atmosfera e, atualmente, diminui a taxa de precipitação esperada.

• A construção de corpos d’água como reservatórios prejudicam os padrões aquáticos normais. Isso também poderia levar a um aumento na umidade do ar, resultando em mais precipitação.

• A eliminação de efluentes a partir de sites de construção, bem como áreas construídas nos corpos de água, como rios, alteram a qualidade normal da água, mudando assim os mecanismos de subsistência da vida aquática.

Estes são apenas alguns exemplos, mas é verdade que a construção tem um efeito notável sobre os padrões de formação da água no meio ambiente. Este efeito se eleva com o aumento da magnitude das obras de construção em curso, bem como a ignorância em medidas limitativas destas atividades.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password