Saúde e Segurança do Trabalho: Treinamento em incêndiosQuesitos como saúde e segurança do trabalho envolvem instruir os funcionários sobre prevenção de incêndios. O treinamento em prevenção contra incêndios deve abordar questões importantes, como os tipos de combustão, principais materiais que causam a combustão, meios de extinguir o fogo, equipamentos de segurança essenciais para evitar lesões em caso de incêncio, além de tipos de extintores, materiais usados pelos extintores de incêndio e como manusear com segurança um extintor de incêndio. Aqui estão duas categorias de extinção de incêndio que devem ser aboradas em treinamentos específicos de segurança nas empresas e indústrias, sendo elas: as classificações de combustível e os tipos de extintores.

Classificações de combustível - Os incêndios são classificados em classes A, B, C ou D. A classificação de um incêndio depende do tipo de combustível ou de produto que está em combustão. É muito importante usar o extintor correto, pois, caso contrário, o incêndio poderia ser agravado. Por este motivo, um usuário de um equipamento de segurança como um extintor de incêndio deve primeiro entender a classificação do combustível.

• Classe A - Este combustível é o material mais comum em nossas vidas diárias e em nossas casas. Os materiais de Classe incluem pano, papel, madeira ou plástico.
• Classe B – Os combustíveis de Classe B, em geral, estão em áreas de trabalho, como garagens, áreas de manutenção, lojas e fábricas. Os materiais da classe B são gases e líquidos inflamáveis, como a gasolina. Outros produtos químicos considerados combustíveis de classe B são graxa, óleo e acetonas.
• Classe C – Os combustíveis de Classe C são equipamentos elétricos ou energizados, Que atuam como acionadores do fogo quando expostos a situações de risco.
• Classe D – Os combustíveis de Classe D são os metais, como o potássio, o sódio, o alumínio e o magnésio. Este tipo de combustível requer um tipo de extintor de incêndio especial que não está mencionado neste artigo.

Tipos de extintores

Os três tipos mais comuns de extintores são: extintores de água, de dióxido de carbono e extintores de pó químico seco.

Tipos de extintores 1. Os extintores de água são pistolas de água, essencialmente, de grande porte. Eles são preenchidos com água comum e medem cerca de 2 metros de altura. Eles pesam cerca de 11 a 12 kg. A água é mantida sob pressão de ar para que seja pulverizada quando necessário. Um extintor de água comum pode ser usado somente para eliminar o calor do fogo classe A (madeira, papel, pano,). Nunca tente apagar um incêndio classe B, C ou D com um extintor de incêndio de água.

2. Os extintores de dióxido de carbono são preenchidos com dióxido de carbono e também estão sob pressão, pesando entre 3 e 20 kg. O dióxido de carbono é um gás não inflamável. Esse tipo de extintor apaga o fogo de classe B e C porque desloca ou retira o oxigênio das chamas. O dióxido de carbono sai do extintor a uma temperatura muito fria e, por esta razão, esfria o fogo também.

3. Um extintor de pó químico seco também é identificado como um extintor ABC. Um extintor de pó químico seco possui nitrogênio pressurizado e contém um pó amarelo composto de fosfato monoamônio. O pó químico seco, quando aplicado sobre as chamas, separa o oxigênio do combustível. Extintores de pó químico seco são eficazes na extinção de fogo de origem elétrica (classe C), bem como incêndios de classe A e B. Os extintores ABC são preferidos porque são versáteis e podem ser usados em quase qualquer situação.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho