O que é packing listEm comércio internacional e comércio exterior, packing list (ou lista de entrega) é a lista detalhada de artigos normalmente incluídos em cada pacote de navegação, destacando a quantidade, descrição e peso do conteúdo.

O packing list é preparado pelo emissor e enviado para o destinatário para apuração precisa e conhecimento dos bens entregues. Também chamado projeto de lei de parcelas, guia de remessa ou nota de unpacking.

A aduana usa o documento como um checklist para verificar a carga de saída (em casos de exportação) e a carga de entrada (em casos de importação). Para o importador, serve para inventariar a remessa de entrada.

O packing list serve para acompanhar a fatura comercial, nos casos em que várias unidades do mesmo produto são expedidas em diferentes volumes, ou quando a quantidade, o peso e o conteúdo, são diferentes de um volume para outro.

Em geral, prepara-se uma lista separada para cada volume, indicando peso, dimensões e conteúdo (é necessário colocar as dimensões totais de cada volume e o peso total da remessa).

Com a packing list, os fiscais aduaneiros podem proceder a um exame de amostragem, inspecionando alguns volumes. Se as indicações da relação desses volumes estiverem exatas, tudo indica que o restante também estará ok, o que dispensa outras conferências.

No Brasil, desde 1978, dentro das leis de comércio internacional, está estabelecida uma multa para a não apresentação do packing list.

O que deve constar no packing list?

A lista deve conter as características dos diferentes volumes que compõem um embarque. Sua função é ajudar na identificação e a fiscalização de volumes e facilitar a chegada dos produtos em seu destino.

Segundo a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE/ SP), o packing list “descreve individualmente os volumes das embalagens de transporte, indicando seus respectivos conteúdos, pesos líquido e bruto, dimensões e numeração dos volumes em ordem seqüencial (uso externo)”. Não precisa ser discriminado na lista o valor dos produtos.

Outras informações também podem ser acrescentadas, como política de devolução, endereço e telefone para contato.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional