Equipamentos elétricos e eletrônicos – Importância da reciclagemO descarte de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos está se tornando um problema sério na maioria dos países. Equipamentos elétricos e eletrônicos incluem, além dos equipamentos industriais, os aparelhos que precisam de eletricidade como aspiradores, máquinas de lavar roupa, telefones celulares, televisores, computadores, laptops, videogames e outros.

Estes aparelhos contêm substâncias perigosas como o chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados que são conhecidos por causar poluição e problemas de saúde aos indivíduos. Existem vários benefícios da reciclagem que os consumidores precisam ter consciência. O processo de desmantelamento destes aparelhos eletroeletrônicos permite que as diferentes partes possam ser reutilizadas, bem como controla o acúmulo de resíduos tóxicos provenientes desses aparelhos. Além disso, metais coletados durante a reciclagem podem ser aproveitados em outras indústrias, o que reduz ainda mais a quantidade de resíduos.

Fabricantes e consumidores são responsáveis pela reciclagem de equipamentos e aparelhos elétricos e eletrônicos. Há esforços para aumentar a consciência sobre os benefícios da reciclagem destes produtos por diferentes organizações. Os consumidores podem ajudar a reduzir o desperdício desses aparelhos restringindo sua compra a apenas aqueles itens que precisam urgentemente. Eles devem considerar empréstimos ou aluguel de equipamentos elétricos e eletrônicos vão usar ocasionalmente.

aparelhos eletroeletrônicos Além disso, os consumidores devem considerar a doação De aparelhos que já não precisam mais, ao invés de eliminá-lo. Eles também são aconselhados a comprar os aparelhos de maior eficiência energética e buscar informações sobre a opção de reciclagem no momento da compra.

A reciclagem de aparelhos eletroeletrônicos envolve, em primeiro lugar, a desmontagem do equipamento. Isso significa separar as diferentes peças, incluindo a parte de metal, fios, chips, plástico e outros. Nos países desenvolvidos, medidas de segurança adequadas são aplicadas para que este processo não represente qualquer perigo aos trabalhadores. No entanto, nos países em desenvolvimento, esta etapa envolve grande risco para os operários.

Há também um sistema automatizado usado para separar as diferentes partes dos equipamentos e seguir com os trâmites para a reciclagem. As peças são comercializadas e servem a outras indústrias. Da mesma forma, outros metais como cádmio, cobre e ouro também podem ser vendidos para reciclagem para processamento posterior.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica