Tamanhos de contêineres

Tamanhos de contêineresO padrão internacional de contêineres (ou, no inglês, containers) estabelece os tamanhos de contêineres de 20 pés (6,09 metros), 40 pés (12,18 metros), 45 pés (14,6 metros) e 53 pés (16,15 metros).

A expressão TEU quer dizer, em inglês, twenty foot equivalent unit, ou unidade equivalente a 20 pés. TEU é a medida-padrão em armazenagem e logística no mundo todo. Contêineres são construídos dentro desse padrão, o que os torna intercambiáveis entre as companhias de navegação, ferrovias e empresas de caminhões.

Os diferentes tipos de contêineres incluem extremidade aberta, lado aberto, topo aberto, meia altura, flat rack, frigorífico, tanque (para líquidos), modular e de carga seca padrão.

História

Os contêineres começaram em sua forma atual em 1956. Em 1961, a International Organization for Standardization (IOS) definiu tamanho-padrão para todos os recipientes usados no transporte de cargas. Antes dessa época, o fabricante embarcava seus produtos diretamente nos navios. Esses bens eram então tirados do navio e recolocados em um trem ou caminhão.

Objetivo

Serviços de transporte de contêineres são importantes para o comércio internacional e para a economia. Se você está comprando tênis da China ou artigos de couro da Austrália, é importante ter uma forma econômica de transportar esses bens. É aí que os serviços de transporte de contêineres entram em jogo.

Contêineres padronizados

Utilizando armazenamento padronizado, navios de transporte, trens e caminhões podem ser carregados e descarregados de forma eficiente. Isso faz com que as mercadorias fiquem mais acessíveis do que se os recipientes fossem carregados e descarregados em cada parada ao longo da rota.

Especialidades

Ao selecionar um serviço de transporte de contêineres, tenha em mente o que você está enviando. Existem detalhes mais importantes do que o preço do frete. Para o transporte de frutas, chocolate ou frutos do mar, é fundamental escolher um serviço que utiliza contêineres frigoríficos específicos com controle de temperatura. Se você está enviando máquinas ou equipamento de dimensões irregulares, você quer um serviço que utiliza recipientes abertos na prateleira superior, por exemplo, já que o contêiner padrão fechado não vai servir para este propósito.

Outros exemplos de tipos de contêineres: top aberto é ideal para máquinas, madeira e itens de tamanho irregular; racks planos são ideais para barcos, veículos, máquinas e equipamentos industriais. Com o lado aberto são ideais para legumes, como cebola e batatas. Tanques são usados para produtos químicos, óleo vegetal e vinho, por exemplo.

contêineresNavios de carga

Linhas marítimas fazem o transporte por navios oceânicos que navega por rotas definidas em horários fixos. De acordo com Conselho Mundial de Transporte, existem “cerca de 400 serviços regulares.”

Frete aéreo

Aviões são mais rápidos, mas transportam cargas muito menores, portanto, são mais caros e menos sustentáveis.

Transporte ferroviário de mercadorias

O trem é uma maneira eficiente de transporte de mercadorias de um porto para seu destino. Os contêineres são movidos por guindaste do navio para um vagão de trem.

Carga de caminhão

Um recipiente pode ser carregado diretamente de um navio de carga ou um vagão de trem para um trator-reboque sem ter que tocar fisicamente o produto.

Como frete é comercializado

Mercadorias transportadas por navio pode ser carregadas logo no fabricante, ser fechadas e permanecer assim até chegar ao armazém do comprador. O fabricante trabalha com um despachante para providenciar o transporte do fabricante. A empresa de transporte rodoviário chega ao fabricante e carrega o produto em um contêiner padronizado. A aduana é o único órgão que pode abrir uma caixa selada, para efeitos de fiscalização, até que o recipiente chegue ao seu destino final. O transitário decide o porto mais rentável a partir da qual navio.

Como escolher

O preço sempre vai ser um componente-chave na escolha de um serviço de transporte de contêineres. Além do custo, é importante optar por um serviço que tenha uma boa reputação de transportar com sucesso o tipo de produto você está enviando.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password