Reciclagem de papel e papelão

Reciclagem de papel e papelãoA quantidade de resíduos que a população mundial produz está aumentando anualmente e os aterros sanitários já não conseguem mais comportar tanta quantidade de resíduos. Por isso, a reciclagem de papel e papelão tem sido uma saída bastante eficaz e rentável. Além de todo o lixo, como papel, vidros, garrafas, latas, entre outros, ocupar muito espaço nos aterros, esses resíduos emitem odores desagradáveis, contribuem para a formação de mais gases de efeito estufa liberados para a atmosfera. E se o vazamento ocorrer, a consequência é a contaminação do solo e da água, o que representa um risco à saúde de pessoas e animais.

Felizmente, mais e mais pessoas estão acolhendo a idéia de reciclagem e estão fazendo um grande esforço para eliminar os resíduos de forma ambientalmente amigável. Anualmente, milhões de toneladas de resíduos de papel e papelão são enviados aos aterros, mas poderiam passar pelo processo de reciclagem, que além de ser altamente rentável para as empresas e comunidades que se dedicam a esta atividade, a reciclagem de lixo limpo preserva o meio ambiente ao evitar o corte de novas árvores para a fabricação de papel e ao impedir que mais lixo vá parar embaixo da terra, contaminando o solo e o lençol freático.

Por que reciclar o papelão

O papelão é um suprimento usado extensivamente na produção de caixas e embalagens e proporciona o surgimento de uma enorme quantidade de resíduos domésticos, que podem ser aproveitadas para a reciclagem e na formação de novos produtos, não somente de novas caixas, mas de artigos como quadros, acessórios, peças de escritório, porta-retratos e muito mais.

O papelão é feito de fibras de celulose e polpa de madeira, o que significa que para produzir o papelão virgem é necessário derrubar novas árvores, levando também à destruição do habitat natural e da vida selvagem ao redor. O método de reciclagem de papelão minimiza a quantidade de árvores que precisam ser derrubadas e também economiza em energia e água, bem como reduz a quantidade de papel e papelão em aterros sanitários.

papel e papelãoOs tipos de embalagens de papelão que pode ser facilmente reciclados incluem: embalagens de ovos, caixas de cereais, caixas diversas, artigos de papelaria, cartões de Natal, etc. O processo de reciclagem de papelão envolve embeber o papelão na água e misturar até que vire uma massa homogênea com a separação das fibras do papel. Cada vez que o papelão é reciclado, as fibras se desfazem um pouco mais, mas ainda assim o papelão ode ser reciclado várias vezes antes que suas fibras se “quebrem” completamente.

O papelão é então limpo e quaisquer contaminantes como tinta, pedaços de fita adesiva e grampos de metal são removidos. Após a limpeza, a polpa está então pronta para a drenagem e secagem, retirando-se toda a umidade e unindo as fibras do papel novamente. O papelão reciclado está pronto para compor novas caixas de papelão e embalagens. Para as empresas e ambientes domésticos, o uso de caixas de papelão reciclado é uma das melhores maneiras de cortar custos. Estas caixas são mais baratas porque são feitas de material reciclado.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password