Usos do petróleo brutoO petróleo bruto é um dos commodities mais importantes e venerados entre os recursos naturais. Petróleo bruto é fundamental para a energia do planeta. Essa matéria-prima é usada em abundância como combustível em todo o mundo.

A história do petróleo cru data do século 4, enquanto o petróleo refinado foi descoberto em 1800. Então, como é formado o petróleo bruto e de onde vem o petróleo bruto?

A definição de petróleo bruto é a forma de óleo cru encontrada em certas formações de rocha na terra. É um hidrocarboneto, ou seja, uma complexa mistura de hidrogênio e carbono. Por vezes, pode também conter enxofre e oxigênio. É basicamente um combustível fóssil, ou seja, surge a partir da decomposição de matéria vegetal, sob pressão por muitos anos, em rochas e formações montanhosas da Terra. É mais comumente encontrado em lugares como o fundo do mar e locais semelhantes.

As propriedades físicas do petróleo bruto também incluem uma consistência pegajosa como alcatrão, mas pode, por vezes, também ter uma consistência mais fina. Uma de suas características é a cor escura. 

Petróleo bruto não pode ser usado da mesma forma para obter cada um de seus benefícios. É extraído de rochas e, em seguida, refinado em óleo de leve consistência e gera muitos outros produtos. Os hidrocarbonetos são, basicamente, divididos, com a ajuda de certos conjuntos de reações, ao refinar o petróleo. 

Usos e produtos do petróleo bruto

petróleo brutoPetróleo bruto pode ser usado, no máximo, quando refinado para outros produtos. Ele certamente tem seu valor e é versátil, pode-se dizer. Além de os principais usos do petróleo (os que conhecemos atualmente), como o gás e combustível, ele tem muitos outros usos, que incluem também mais de 3000 produtos petroquímicos. Vamos verificar os usos mais comuns e variados abaixo.

  • A partir dos usos antigos do petróleo bruto, foi usado pelos norte-americanos e índios para fins medicinais. Eles também usaram como um impermeabilizante no fundo de barcos
  • Petróleo bruto gera produtos como gasolina, gás liquefeito de petróleo, nafta, querosene, diesel, querosene de aviação, propano, sal alpha, óleo combustível residual (petróleo como fonte de energia para as fábricas e navios, eletricidade, etc). A maioria dos combustíveis é usado para executar automóveis e outros motores e máquinas
  • Certos produtos de petróleo bruto, como GLP (gás liquefeito de petróleo), etano e nafta, são subdivididas para dar uma ampla gama de produtos petroquímicos. Estes em sua maioria fazem butadieno, amônia, etileno, metanol e propileno.
  • Alguns desses produtos petrolíferos fazer solventes, como xileno, benzeno e tolueno. Coca-Cola também é um produto final da queima de petróleo bruto. Lubrificantes são também uma parte feita a partir de derivados de petróleo, estes são os lubrificantes à base de petróleo usado para reduzir a fricção em muitos mecanismos.
  • Plásticos também são um produto final de petroquímica, que tem usos variados. Também é utilizado na produção de ceras. Fertilizantes e pesticidas têm uma certa quantidade de derivados de petróleo bruto. Petróleo bruto também resulta em detergentes, resinas, tintas, corantes e borrachas sintéticas
  • Fibras sintéticas, como rayon, nylon e poliéster usam petróleo para sua produção. Peles artificiais também têm uma certa quantidade de petróleo bruto. Perfumes e certos produtos cosméticos são feitos com derivados de petróleo bruto.
  • Muitos objetos que usamos em nossas casas são feitas com óleo cru como ingrediente. Na cozinha, os painéis de geladeira, isolamento de espuma e até mesmo os forros das portas são feitos de petróleo bruto. Um fato interessante é que a panela antiaderente, usada para cozinhar, tem um revestimento feito de petróleo, que fornece resistência de temperatura.

Petróleo bruto tem muitos usos e aparece em muitos produtos do nosso dia a dia. Quase tudo ao ao seu redor tem um traço de petróleo cru. Com tantos usos do óleo bruto, este recurso natural ganha cada vez mais importância nos tesouros dos recursos de energia.

É importante conservar e usar com cuidado essa matéria-prima. Utilização de alternativas quando e onde possível, como substâncias naturais e energia solar, é a necessidade atual para preservar o meio ambiente.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás