os 10 maiores portos do mundo em 2011A capacidade de movimentação de portos marítimos é medida em termos de TEU (twenty-foot equivalent units, ou unidades equivalente de 20 pés).

Com base nesta unidade de cálculo, saiu a lista dos maiores portos do mundo em 2011. Aliás, a maioria desses portos marítimos de comércio internacional fica na Ásia e, especificamente, são portos da China.

É notável que a lista dos maiores portos do mundo esteja sujeita a alterações constantes, principalmente graças ao desenvolvimento que ocorre em todo o mundo, no que diz respeito ao transporte de carga marítima e redes comerciais.

A China é o favorito na corrida pela liderança do comércio marítimo e esse espírito competitivo fica claro na compilação abaixo.

Esta é a lista dos 10 maiores portos do mundo em 2011:

1. Xangai (China, foto): Tendo um total de cinco áreas de trabalho, o porto de Xangai se tornou o maior porto do mundo, superando o porto de Cingapura. Só nesse ano, cerca de 29 milhões de TEUs passaram pelo porto de Xangai, que dois portos: um marítimos e outro, fluvial. O porto de Xangai é uma fonte de grande atividade econômica na área do rio Yangtze, que ajudou ainda mais a situação econômica de regiões como Zhejiang, Jiangsu e Henan.

2. Ningbo-Zhoushan (China): Formada como uma iniciativa de colaboração entre o porto de Ningbo e Zhoushan no ano de 2006, o porto Ningbo-Zhoushan é o segundo maior do mundo. Apoiando três rios - o Yangtze, o Yong eo Qaintang, o porto deverá ter um grande impulso com a construção de um novo terminal - o Dapukuo Jintang, composto por cinco leitos que deverão ser preenchidos até 2014.

os 10 maiores portos do mundo em 20113. Cingapura (Cingapura, foto): O porto de Cingapura, que já foi considerado o maior do mundo, caiu algumas posições e agora está em terceiro lugar na mesma categoria. Do ponto de vista da economia do país, o porto de Cingapura desempenha um papel muito importante, pois atende ao mercado de re-exportação em uma escala gigantesca.
O porto de Cingapura é conectado a mais de 600 portos espalhados por mais de 100 países. Em termos de sua manipulação, o porto de navios lida com um quinto dos contentores de carga global e é responsável pelo trânsito de quase 50% da oferta global de petróleo bruto.

4. Rotterdam (Holanda): Único porto da Europa na lista, o porto de Roterdam ocupa o quarto lugar na lista dos maiores portos marítimos do mundo. Também serviu como o maior porto do mundo por 42 anos entre 1962 e 2004 antes de ter sido superado por Cingapura e Xangai, nesta ordem. O porto de Roterdam é o maior porto de toda a Europa.

5. Tianjin (China): Situado no Rio Haihe, o porto de Tianjin, na China, está em quinto lugar na lista dos maiores portos do mundo. Atualmente ele está conectado a mais de 400 portos em cerca de 200 países em todo o mundo, um número que deverá subir nos próximos quatro anos. O porto de Tianjin é o terceiro maior porto da China e o único da parte norte do país.

6. Guangzhou (China): Maior porto do sul da China, o porto de Guangzhou goza de conectividade com mais de 300 portos em quase 100 países. Constitui a principal base para o cinturão industrial encontradas nas regiões de Guangxi, Yunnan, Hunan e Jiangxi. O porto de Huangpu também faz parte do porto de Guangzhou.

7. Qingdao (China): Junto ao Mar Amarelo, localizado na Península de Shandong, o porto de Qingdao está em sétimo lugar na lista dos 10 portos maior navio. De frente para Japão e Coreia do Sul, líderes mundiais no negócio de construção naval, o porto de Qingdao é um porto natural e tem conectividade com mais de 450 portos em mais de 130 países.

8. Qinhuangdao Port (China): operando há mais de quase três décadas, Qinhuangdao é conhecido principalmente por seu transporte de carvão no país. Estatisticament, é o maior porto de embarque de carvão no mundo, responsável por quase 50% do transporte de carvão do país entre o norte e o sul.

9. Hong Kong (China): O porto de Hong Kong está situado no Mar da China Meridional. Um porto natural, Hong Kong tem sido fundamental na promoção econômica da cidade de Hong Kong. No ano de 2010, o porto foi responsável por 23,7 milhões de TEUs em movimentação de carga.

10. Busan (Coréia do Sul): O porto de Busan, também conhecido como Pusan, funciona como o maior porto da Coreia do Sul, em sua segunda maior cidade. Busan está situado no rio Naktong e forma uma grande rota comercial entre o Oceano Pacífico e os países pertencentes à Eurásia. Em breve, deve ser anunciada uma ampliação, com o nome de New Busan, para proporcionar maior facilidade nas operações do porto de Pusan. A construção do novo porto deve ser concluída em 2015.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística