sony obtém controle total sobre a sony ericssonA empresa de tecnologia Sony comprou o controle total da fabricante de celulares Sony Ericsson, grupo sueco fabricante de equipamentos de telecomunicações.

A gigante da tecnologia Sony concordou em comprar 50% da empresa de 1,1 bilhão de euros (US $ 1,5 bilhão), tornando a divisão de celulares uma subsidiária integral da Sony.

Ericsson disse que a "sinergia" entre os equipamentos de telecomunicações e telefones celulares foram diminuindo com o passar do tempo. A transação também inclui um acordo de patentes.

A Sony terá direito a cinco conjuntos de patentes que são essenciais para produzir os telefones e um contrato de licenciamento para qualquer outra propriedade intelectual.

Muitos observadores da economia internacional esperavam este acordo, já que era um desejo da Sony integrar sua divisão de telefonia com seu departamento de jogos e tablets.

"Esta aquisição faz sentido para a Sony e para a Ericsson, e vai fazer a diferença para os consumidores, que querem se conectar com conteúdo onde quer que estejam, sempre que quiserem", disse o presidente da Sony, Sir Howard Stringer.

No início deste mês, a Sony Ericsson não teve lucro em seu terceiro trimestre e anunciou que iria se concentrar em smartphones a partir de 2012.

A companhia disse que seus celulares smartphones Xperia representaram 80% de suas vendas. Os aparelhos executam o sistema operacional do Google, o Android.

Analistas dizem que a Sony sempre se provou resistente à partilha de suas marcas e outros ativos com a joint venture, explicando a demora para que os jogos do PlayStation fossem oferecidos em qualquer um de seus aparelhos celulares, o que só aconteceu este ano.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia