melhores práticas em armazenagemAs empresas estão constantemente tentando encontrar formas de melhorar as operações de armazenagem. Esta é a área em que os gestores da cadeia de suprimentos pode se concentrar para ganhar o máximo de eficiência por um custo mínimo.

Para tirar o máximo proveito da operação, uma série de melhores práticas em armazenagem pode ser adotada para melhorar a produtividade e satisfação total do cliente. Apesar de as melhores práticas em armazenagem variarem de indústria para indústria, e em relação aos produtos enviados, há uma série de melhores práticas que podem ser aplicadas na maioria das empresas.

Ao considerar o nível de esforço envolvido em operações de armazenagem e logística, o maior dispêndio de esforço é no processo de picking. Para ganhar eficiência na hora de escolher as pedidos, o tempo de trabalho deve ser reduzido e isso pode alcançado com algumas medidas diferentes.

Empresas com armazenagem eficiente têm os itens mais freqüentemente escolhidos mais próximos das zonas marítimas, para minimizar o tempo de deslocamento e distribuição. Essas empresas atingem sua vantagem competitiva por constantemente rever os seus dados de vendas para garantir que os itens sejam armazenados perto da área de transporte.

O layout do armazém também é importante para alcançar maior eficiência. Minimizando o tempo de viagem entre os locais de picking pode melhorar significativamente a produtividade. No entanto, para alcançar esse aumento na eficiência, as empresas devem desenvolver processos para monitorar tempos de viagem e locais de armazenamento.

Operações de armazém que ainda usam bilhetes com cópia impressa não são muito eficientes e propensos a erros humanos. Para combater esta situação e maximizar a eficiência, as operações de depósito em nível mundial adotam tecnologias que estão entre os sistemas mais avançados atualmente. Além de leitores digitais ou por frequência de rádio, as empresas estão introduzindo tecnologia de reconhecimento de voz e picking-to-light (displays luminosos).

Em um sistema pick-a-light, um operador faz a varredura de uma etiqueta com código de barras ligado a uma caixa. Um display digital localizado em frente ao picking bin irá informar o operador do item e quantidade que precisa escolher. As empresas estão geralmente usando pick-to-light para os seus produtos mais vendidos. Com a introdução deste sistema, é possível obter melhorias significativas, uma vez que é totalmente sem papel e elimina os erros causados ​​por bilhetes de picking.

Sistemas de picking por voz informam o operador de instruções por meio de um fone de ouvido. As instruções serão enviadas via rádio da empresa ou software de gerenciamento de pedidos. O sistema permite que os operadores executem operações sem olhar para uma tela de computador ou lidar com papéis. Muitas operações de armazéns internacionais adotaram sistema de voice picking para complementar os sistemas de pick-to-light para as tornar a distribuição mais ágil.

Embora muitas empresas não sejam capazes de suportar as novas tecnologias de picking, vimos aqui que há uma série de melhores práticas que podem ser adotadas para melhorar a eficiência e reduzir custos.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística