10 dicas de networking para carreiraSe você é funcionário de uma empresa, autônomo ou empreendedor, subir a escada do sucesso pode ser fácil, se você se empenhar em seguir estratégias simples de networking em sua carreira industrial.

Uma das habilidades mais importantes no ambiente corporativo é a arte do networking. Para pequenos e médios empresários, indicações e encaminhamentos podem significar entre 80% e 90% das receitas de novos negócios. Fazer contatos significa tanto uma competência quanto um processo que você precisa aprimorar para ser bem-sucedido.

Networking é conexão com as pessoas; é construir e cultivar os relacionamentos, compartilhar informações, explorar o mercado de trabalho, aprender sobre oportunidades de carreira, reunir recursos e expandir seus contatos. Networking é se conectar e não colecionar amigos. É realmente uma habilidade em que você pode construir e manter relacionamentos de qualidade para sua carreira e sua vida.

Como fazer e manter contatos? Aqui estão 10 dicas de networking para carreira corporativa:

1. Exercite os músculos do networking
Pratique networking participando de diversos eventos de networking. Você vai conhecer muitas pessoas interessantes e fazer contatos, alguns dos quais podem se tornar grandes clientes, colegas ou amigos.

2. Seja persistente
Aprenda a ouvir a palavra "não” uma, duas, três, quatro, mil vezes. Essa capacidade vai ajudar a torná-lo persistente e experiente no seu negócio.

3. Seja agradável com todos que encontrar
Como dizem por aí: "seja bom com todo mundo no caminho para cima, porque você nunca sabe quando você vai encontrá-los no caminho para baixo." O mundo está ficando menor o tempo todo. Não queime as oportunidades de relacionamento e seja verdadeiramente agradável com todos.

4. Seja generoso
Dê seu tempo, seus conselhos e, especialmente, suas referências para quem pedir. Tudo vai voltar para você em karma positivo e oportunidades de negócios abundantes.

10 dicas de networking para carreira5. Faça crescer seu banco de dados de relacionamento
Apenas 4 ou 5 pessoas separam você de qualquer coisa que queira ou necessite para sua carreira. Tudo que você precisa fazer é pedir.

6. Comunique-se
Mantenha contatos regulares e consistentes com as pessoas em seu banco de dados. Uma das táticas de comunicação mais bem-sucedida é periodicamente se reunir pessoalmente com os indivíduos da sua rede de contatos. É muito mais pessoal, e muito mais divertido também. Quando você não pode encontrar-se pessoalmente, um telefonema ou e-mail pessoal funciona também. As redes sociais são interessantes para manter contato, mas tente não usar e-mails de corrente, impessoais ou de assuntos enviados para toda a lista.

7. Simplicidade acima de tudo
Reflita sobre onde você está gastando seu tempo e energia para fazer networking. O que está gerando os melhores resultados? Essas são as atividades que você deseja continuar fazendo cada vez mais. Livre-se das atividades que geram desperdício de tempo e / ou dinheiro.

8. Construa uma imagem positiva
Você é um ímã de pessoas ou repelente de pessoas? O que você está projetando externamente para quem o encontra? Certifique-se que outros o vêem como uma pessoa positiva, calorosa e amigável, com quem eles gostariam de interagir. Certifique-se de sua personalidade positiva e perspectiva atraia bons relacionamentos profissionais, e não afaste-os.

9. Estabeleça metas
Se você tem uma visão clara de onde você está indo, o resto vai dar certo. Decida o que você quer em curto, médio e longo prazo e em todas as áreas de sua vida e direcione seus esforços de networking para alcançar esses objetivos.

10. Acesse os recursos disponíveis
Há tantos recursos disponíveis para ajudar em tudo o que deseja fazer. Construa uma equipe de apoio que inclua a família, amigos e colegas. Leia livros sobre networking para se inspirar. Participe de grupos presenciais e online sobre seu ramo de atividade. Conecte-se e permaneça conectado.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial