Aquecimento geotérmico e seus efeitos sobre o meio ambienteO aquecimento geotérmico fornece muitos benefícios, especialmente para residências e edifícios. O fato de que a energia utilizada vem da própria natureza torna a energia geotérmica muito atraente para empresas e proprietários de casas. E como uma fonte renovável inesgotável, ela incorre em menos custos operacionais em comparação com qualquer outro tipo de sistema de aquecimento disponível hoje no mercado.

O termo “geotérmico”, na verdade, é proveniente de duas palavras gregas: "gheo", que significa terra e "térmica", que significa calor. A energia geotérmica é formada numa área profunda, bem no núcleo da Terra, onde as temperaturas podem atingir mais de 6.000 graus Celsius, quente o suficiente para derreter mesmo uma rocha sólida. Temperaturas abaixo da superfície da terra são constantes durante todo o ano, razão pela qual a energia geotérmica é muito adequada para o aquecimento de casas e outras infra-estruturas fechadas.

Nos tempos antigos, a energia geotérmica foi utilizada em alguns países em fontes de água quente que serviam como locais onde as pessoas podiam tomar um banho, para o lazer ou para a cura médica. Na verdade, o aquecimento geotérmico já era conhecido nos tempos antigos, inclusive durante o período romano, em que a água geotérmica de nascentes de água quente produzia efeitos terapêuticos positivos nas pessoas.

Ao avaliar os efeitos da energia geotérmica, considerando suas diversas aplicações, pode-se observar que não gera impacto negativo sobre o meio ambiente. O uso de sistemas de aquecimento geotérmico, por exemplo, não emite fumaça. Talvez o único problema ambiental que pode ocorrer quando há a instalação de um sistema de aquecimento geotérmico é a escavação do solo quando os tubos do sistema estão sendo instalados.

Esse tipo de projeto de aquecimento doméstico geralmente envolve sistemas de circuito fechado, que precisam ser instalados debaixo do solo. Este projeto envolve a perfuração do solo para liberar o vapor que está sendo gerado na interface de depósitos de águas subterrâneas e no magma.

Aquecimento geotérmicoEmbora o processo de perfuração já possa causar danos, o processo de construção para montar o enorme equipamento que será usado para gerar energia tem um efeito mais negativo no ambiente. Como as áreas onde o vapor ocorre são normalmente situadas em locais remotos, muitas vezes a construção de uma estrada é essencial, a fim de levar o maquinário necessário. Vários profissionais participam no processo e consultores ambientais são muitas vezes contratados para obter as autorizações fundamentais na execução de um projeto tão importante.

Outro projeto envolvendo os sistemas de aquecimento com base em energia geotérmica que pode impactar o meio ambiente diz respeito aos sistemas de descarga abertos usados próximo de lagos ou lagoas. Como a água é um bom condutor de calor, algumas empresas optam por localizar suas instalações perto dos corpos de água. No entanto, existem leis que exigem das empresas que elas que o sistema não causa nenhum dano ao ambiente.

Globalmente, porém, o aquecimento geotérmico é ambiente amigável e benéfico para os seres humanos, portanto, continua sendo uma escolha popular entre empresas e construtores também.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente