o que é vantagem competitivaA vantagem competitiva é o que diferencia seu negócio dos de seus concorrentes. Se você é um empregado, uma empresa ou um país, precisa ter uma clara vantagem competitiva e comunicá-la aos seus clientes.

Vantagem competitiva pode ser criada e desenvolvida para melhorar a eficiência, qualidade, inovação e capacidade de resposta ao cliente.

Melhorar a eficiência significa que você fazê-lo mais rápido ou a um custo menor do que ninguém. A FedEx é um exemplo do primeiro, e supermercados como a marca Extra um exemplo do segundo.

Qualidade significa que você fornece o melhor produto ou serviço, e por isso podem ser mais caros. A clássica joalheria Tiffany’s é capaz de cobrar mais, porque é vista como a melhor em seu ramo de atuação.

Proporcionar tecnologia e inovação significa que você satisfazer as mesmas necessidades de uma nova maneira. O iPod, da empresa Apple, foi inovador, pois você pode jogar qualquer música que quiser, em qualquer ordem.

Resposta ao cliente significa fazer de tudo para encantar o cliente. A cadeia de lojas Nordstrom é conhecida por isso.

Um país também pode criar vantagem competitiva na sua economia. Isto é conhecido como vantagem competitiva nacional, ou vantagem comparativa.

A vantagem competitiva dos EUA é a inovação. As empresas são capazes de levar produtos inovadores ao mercado mais rapidamente e com mais sucesso do que outros países. A razão para isso é a grande base de consumidores no mercado interno.

É fácil testar novas ideias de produtos, e se eles pegarem, podem ser comercializados de forma barata e eficaz. Amar Bhide, autor de Aventureiros da Economia: Como a Inovação Sustenta Prosperidade em um Mundo Mais Conectado argumenta que, mesmo que os EUA comece a ficar para trás na produção de engenharia em relação a outros países, a nação americana é mais eficaz em trazer as inovações para o mercado.

A China é conhecida por trabalhadores de baixa renda. Já a Índia oferece capacidade técnica, trabalhadores que falam inglês, com um salário razoável. O Japão mudou a sua vantagem competitiva. Na década de 1960, era conhecido por eletrônicos baratos. Na década de 1980, o país oriental ficou famoso por marcas de qualidade, como a Sony.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia