o que faz o gerente de logísticaO gerente de logística é um responsável pela gestão de processos dentro de uma cadeia de suprimentos. O processo inclui a circulação de mercadorias, serviços e informações. Em muitos casos, também inclui embalagem, manuseio e armazenagem. Como gerente de logística, você tem que entrar em contacto com fornecedores de matérias-primas, bem como com clientes.

A função de gerência de logística, na verdade, mantém a coesão do processo. Esse profissional de logística nunca para de tentar encontrar novas maneiras de melhorar a logística, o que pode ser obtido com qualificação acadêmica e cursos de logística.

A logística é um dos aspectos do negócio que mudam à medida que a empresa cresce. Gestão da logística inadequada pode, por vezes, significar a diferença entre lucro e prejuízo de um negócio.

Em uma unidade de fabricação, o gerente de logística é responsável por interagir com os fornecedores, de modo a adquirir matérias-primas. O gerente administra os suprimentos de modo a reduzir os custos de inventário. Isso se traduz em uma situação em que o gerente de logística tem que ser constantemente consciente da demanda de bens, assim como da situação do abastecimento na indústria.

O ritmo acelerado em que as empresas multinacionais têm crescido nas últimas décadas tem sido fundamental para a evolução de um novo modelo de negócio que sobreviva apenas com uma logística eficiente.

Grandes empresas preferem operar uma rede de abastecimento em colaboração com parceiros de negócios especializados. Cada parceiro se concentra apenas naquelas atividades em que se especializa. É o trabalho do gerente de logística e cadeia de abastecimento coordenar as atividades de todos os parceiros e mover cada item para seu lugar de direito, desde o ponto de origem até a montagem para o usuário final.

Um gerente de logística em varejo tem que gerenciar o fluxo interno de cada item com que a empresa lida, gerenciar estoques e entregas a domicílio.

o que faz o gerente de logísticaResumidamente, as funções de gerente de logística incluem:

  • custo de movimentação eficaz e armazenagem de mercadorias
  • configurar uma rede de distribuição adequada
  • coordenação ordens de oferta e demanda e das informações associadas com o ciclo do pedido
  • monitoramento de performance e estratégias para melhorar os sistemas existentes
  • alocação de recursos disponíveis
  • coordenar todas as atividades para alcançar o menor custo de logística 

O gerente de logística é de especial interesse para um provedor de serviços de logística. Empresas de pequeno e médio porte com necessidades específicas de transporte têm dificuldade para controlar o aspecto logístico do processo de envio. Empresas de pequeno porte preferem terceirizar do que contratar um gerente de logística, para evitar gastos. Muitas pequenas empresas entregam a responsabilidade da compra em nome da empresa, juntamente com o trabalho de armazenagem e logística para um terceiro fornecedor.

Gerentes de logística em empresas de logística às vezes podem ser necessários para fazer a gestão de pessoal de armazenagem e transporte. Nesse caso, ele tem que prestar especial atenção às questões relacionadas coma saúde do trabalhador, segurança do trabalho, treinamento e motivação da equipe para alcançar os objetivos.

Para quem aspira seguir carreira na área de logística, existem bons cursos de especialização em gestão da cadeia de suprimentos e logística. Você também pode fazer um curso de MBA em logística se já tem um emprego ou um negócio próprio na área.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística