O que é dumping

o que é dumpingA definição de dumping é quando um produtor estrangeiro vende um produto em outro país a um preço que está abaixo do preço que o produtor do mercado nacional pode oferecer ou a um preço menor do que o custo de produção.

A diferença entre o preço (ou custo) no mercado externo e do preço no mercado no país de origem é chamado de margem de dumping.

Na economia, o que é dumping? Dumping é uma atividade econômica predatória dentro do contexto do comércio internacional. O dumping enfraquece os produtores nacionais de um país.

Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), dumping é condenado (mas não proibido) se causa ou ameaça causar prejuízo material à indústria doméstica do país importador.

Defensores do livre-mercado enxergam o dumping como uma forma de protecionismo do mercado interno.

Um exemplo de dumping: em meados dos anos 2000, a China passou a exportar grandes quantidades de alho para os Estados Unidos, por um preço baixíssimo. O excesso de exportações levou produtores a mudar de ramo ou sair do mercado. No entanto, em 2009, o preço do alho chinês subiu vertiginosamente e os produtores norte-americanos não conseguiram prover para o mercado local.

Se uma empresa exporta um produto por um preço inferior ao preço que normalmente cobra em seu mercado doméstico, isso é dumping.

Entre os especialistas, as opiniões são divergentes sobre se o dumping constitui concorrência desleal. Ainda assim, vários governos tomam medidas antidumping para proteger sua indústria interna. Existem também os acordos antidumping, que previnem a prática entre nações.

O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (em inglês, GATT) permite aos países tomar medidas antidumping. As economias que, de alguma forma, quebram os preceitos do GATT recebem taxação extra sobre importação do produto, para aproximar o preço do valor normal ou acabar com o prejuízo causado ao mercado interno do país importador.

Medidas antidumping só são aplicadas se a ação está prejudicando a indústria do país importador. Portanto, uma investigação pode ser aberta para avaliar as práticas aplicadas. Se a busca mostra que dumping está ocorrendo e indústria doméstica está sendo prejudicada, as empresas exportadoras pode elevar seu preço a um nível estabelecido em acordo para evitar anti-dumping de importação.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password