Uma das empresas que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo - registra em média de 30 novas patentes por dia -, a Siemens está lançando no mercado brasileiro duas novas soluções dentro da linha de sistemas modulares Sirius.

Uma das novidades é a chave de partida e parada suave mais compacta do mundo Sirius 3RW40. Segundo o gerente de Produto Julio Cesar Roggero, "com os contatos de by-pass incorporados em toda a família de soft starters a Siemens conseguiu compactar drasticamente o equipamento e reduzir a indesejável dissipação de calor gerada pela eletrônica de potência do aparelho".

Com essa linha, dedicada a aplicações standard, como bombas e compressores, a Siemens pretende substituir as antigas partidas estrela-triângulo, que reduzem a corrente de partida do motor, mas geram solavancos no sistema mecânico a ser acionado, na comutação de estrela para triângulo. "Agora para motores de 100 a 432A, ao se comparar o custo de uma partida estrela-triângulo com o da nova chave 3RW40, nossos clientes não terão mais dúvida em substituir a espaçosa estrela-triângulo. Isso porque a 3RW40 tem o tamanho de um único contator e integra a proteção para o motor e os contatos de by-pass", afirma Roggero.

Já o 3RW44 é voltado às aplicações mais exigentes, em termos de inércia da carga e de funcionalidades, integra-se a sistemas de automação por meio de rede Profibus-DP, permitindo diagnósticos de falha e gerenciamento de energia ou mesmo proteção do motor com classe 40 de partida. O motor pode ser acelerado de modo otimizado, com o inovador controle de torque, em pouco espaço no painel, graças aos contatos de by-pass incorporados em toda a linha que atende motores de 29 a 1214A ligados em linha ou em delta (dentro do delta do motor) de 50 a 2100A. "Apesar de serem necessários 6 cabos até o motor, a ligação em delta permite que, por exemplo, um motor de 100A possa ser acionado por um Soft Starter de 58A, que suprime o aparente custo adicional de cabos e representa uma excelente alternativa em termos de redução de custos", observa.

"O produto estará disponível em agosto de 2005 e nós pretendemos atingir a liderança no segmento antes dele completar 3 anos no mercado brasileiro", informa Roggero.

Outra novidade é o relé inteligente Sirius Simocode pro com duas famílias: a pro C (Compacto) e a pro V (Variável). O Simocode pro C busca atingir um novo nicho de mercado, com preço 15% inferior ao atual DP, porém com menos funções de controle. Já o Simocode pro V visa atingir novos requisitos de aplicação e permite a integração a sistemas de gerenciamento de energia que apresentam conceito modular e expansível. Módulos de E/S digitais e/ou analógicos, entre outros podem ser integrados ao sistema Simocode pro V, que abre novas possibilidades para o gerenciamento e controle distribuído do motor. A performance do equipamento foi elevada para os 12 Mbps, com detecção automática de taxa de transmissão e endereçamento, por meio de um plug, que elimina a necessidade de conexão individual com o PC via interface serial.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas