dicas para o primeiro empregoNo início da carreira industrial, alguns comportamentos e atitudes podem ajudar os jovens a se firmar no mercado de trabalho

Sua carreira é um dos seus ativos mais valiosos - é uma fonte de dinheiro e satisfação pessoal. Cuide bem dela!

Aqui estão 9 dicas para estagiários, trainees, funcionários ou aprendizes que estão iniciando a vida profissional e que buscam reconhecimento e novos desafios.

  1. Esteja disposto a pedir ajuda, mas seja capaz de assumir o comando, se necessário. Faça perguntas, porque é melhor admitir que precisa de ajuda do que sair fazendo cegamente. Mas, uma vez você foi direcionado, assuma o comando. E se você sabe o que está fazendo, seja proativo. Um dos maiores erros que os jovens podem fazer no trabalho é não tomar iniciativa.
     
  2. Conheça bem seu chefe. Entenda o que ele precisa. Se você pode aprender os valores do seu chefe, o que vai ajudá-lo a ser bem sucedido, então terá sucesso. Saiba como ele trabalha e como ele funciona.
     
  3. Cultive bons relacionamentos e faça networking. Você pode ser o melhor no que faz, mas se você é um idiota e não sabe se relacionar, não vai conseguir o que é preciso para ganhar uma promoção. Seja uma pessoa fácil de lidar, tenha respeito com os outros funcionários e não se envolva em fofocas no local de trabalho.
     
  4. Não fique olhando para o relógio, nem se negue a fazer horas extras. Se você fica até um pouco mais tarde para cumprir um prazo ou faz algumas horas em um fim de semana eventual sem ninguém pedir, isso mostra seu compromisso. Se você vai um pouco além dos outros, será notado.
     
  5. Saiba quando chegou a hora de pedir demissão. A maioria dos conselhos de carreira por aí diz a mesma coisa: fique em uma posição até que você tenha obtido o suficiente com ela. Em seguida, mude para algo novo, seja na mesma empresa ou em outra. É importante continuar a crescer. Quando isso não é mais possível, é hora de seguir em frente.
     
  6. Não trate o trabalho como uma tarefa entediante. Muitos jovens em seu primeiro emprego de verdade agem como se eles estivessem em uma relação conflituosa com o seu empregador. Isso é contraproducente. A mentalidade "nós contra eles" não ajuda ninguém. Se você está em um trabalho ruim, onde a cultura corporativa favorece os problemas e obstáculos, vá embora. Isso não é uma carreira. Isso é uma vida no purgatório.
     
  7. Pense como seu empregador ou chefe. Se você estivesse em seu lugar, o que você valorizaria em um funcionário? Uma excelente maneira de fazer isso é ler livros e artigos online sobre gestão de pessoas. Tente aplicar essas características valorizadas no seu dia-a-dia.
  8. Comporte-se profissionalmente. Não fale mal de sua empresa aos clientes. Não conte histórias internas. Não se envolva em comportamentos que sejam constrangedores para a empresa. Isto é senso comum, mas você ficaria surpreso com quantas pessoas jovens acabam com suas carreiras ao se comportar de maneira pouco profissional.
     
  9. Seja flexível e adapte-se às exigências do trabalho. Não há nada mais frustrante do que empregado que reclama: "Isso não é o meu trabalho." Especialmente em uma pequena empresa, seu trabalho é o que quer que seu chefe lhe pede para fazer. Às vezes, você precisa fazer as tarefas que estão fora sua descrição de trabalho. Adapte-se e esteja disposto a fazer além de suas atribuições. Empregadores adoram isso.

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