O que é um agente de formação de espuma

O que é um agente de formação de espumaUm agente espumante é um composto químico que facilita a formação de espuma e ajuda a manter a sua integridade, através do reforço da espuma por bolhas individuais. Espumantes são usados em muitos processos industriais, em também em muitos produtos domésticos, como detergentes e produtos para lavar roupas.

Um amplo espectro de produtos químicos pode atuar como agente de formação de espuma. Em todos os casos, eles agem como surfactantes, reduzindo a tensão superficial . Espumantes são misturados aos produtos que formam espuma, tais como detergentes, sendo ativados quando o detergente é misturado à água para promover a formação de espuma. Também é possível adicionar esses agentes aos materiais, enquanto eles estão sendo processados, como visto quando as espumas metálicas são produzidas em aplicações de metalurgia.

agente de formação de espumaDiferentes suprimentos agentes espumantes são mais eficazes para diferentes materiais, e os espumantes químicos são desenvolvimento de novos produtos que podem ser usados para produzir espuma. Alguns agentes de formação de espuma são fortemente analisados por conterem componentes tóxicos que os tornam impróprios para o uso, levando a preocupações sobre produtos feitos com estes agentes. Um agente espumante também precisa ser usado com cuidado mesmo quando é não-tóxico, um exemplo clássico disso é um sabão comum que não funciona em uma máquina de lavar louças.

Na indústria, a produção de espuma ocorre quando a espuma precisa ser criada ou quando uma suspensão de ingredientes está sendo preparada na forma de espuma. Na indústria do petróleo, por exemplo, um produto especial de espuma é por vezes utilizado durante a perfuração e exploração de petróleo. Espumas também são usadas em aplicações de limpeza industrial, na preparação de materiais de construção e em uma grande variedade de outras tarefas. Tais agentes são tipicamente usados com moderação, como um pouco de surfactante.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password