o que é um riser de perfuraçãoUm riser de perfuração é um grande tubo ou conduite usado para encapsular equipamentos de perfuração durante operações submarinas de petróleo e gás. Estes risers permitem que os trabalhadores acima da superfície da água possam perfurar profundamente no fundo do mar.

Um riser de perfuração geralmente é usado para prospecção de petróleo no fundo do mar, ou simplesmente explorar o fundo do mar e abaixo da terra. Depois que o equipamento de perfuração é posicionado na água, a perfuração em si desce pelo centro do cano para acessar o fundo do mar.

As empresas podem escolher entre dois tipos básicos de risers de perfuração, dependendo das necessidades de cada aplicação.

Risers de perfuração marinhos são usados em plataformas flutuantes ou em barcos, e incluem um mecanismo de prevenção de explosões (blowout preventer) colocado abaixo da superfície da água.

o que é um riser de perfuraçãoAo trabalhar a partir de uma plataforma de petróleo fixa, as empresas podem usar com um riser de perfuração tie-back. Estes sistemas incluem equipamento de prevenção de explosões localizado acima do nível do mar, que protege os trabalhadores e equipamentos de mudanças de pressão ou explosões em potencial.
Um

riser de perfuração pode terminar no fundo do mar ou pode se estender um pouco na terra, para evitar a infiltração de água. A broca e todos os equipamentos relacionados passam pelo elevador e continuam descendo abaixo da superfície da terra. Sem esses risers no local, a broca ficaria vulnerável à corrosão e danos causados pela água salgada do mar. Todos os cortes de rocha e outros detritos seriam simplesmente libertados para a água, levando a poluição para o mar, o que pode afetar a qualidade da água e a vida marinha do local. O riser de perfuração ajuda a conter as operações de perfuração dentro dos limites do conduite.

Durante a perfuração submarina, os trabalhadores bombeiam o fluido de perfuração para baixo através da linha de broca para a parte final. Essa perfuração joga fluido de perfuração para fora do bit para ajudar a reduzir o calor gerado pelo corte de pedras e terra dura. Este líquido, em seguida, carrega pedra e outros detritos de volta através do condutor para a superfície do mar, onde podem ser coletados e transformados por trabalhadores de petróleo. O riser de perfuração deve ser dimensionado ligeiramente maior do que a própria broca para abrir espaço para este fluido.

O uso de risers de perfuração permite que as empresas de petróleo e gás façam perfuração submarina por longos períodos, com pouco risco de danos ao equipamento. A sonda pode ser deixada no local ao longo do tempo sem ser exposta à água salgada, permitindo que os trabalhadores cavem mais fundo do que em anos anteriores. Por transportar restos de rochas de volta para a superfície para eliminação, estes risers ajudar a reduzir a poluição da água e seus efeitos relacionados ao meio ambiente.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás