o que é oceanografia geológicaOceanografia geológica é o estudo do fundo do oceano. Este ramo de ciências da Terra está focada na estrutura geológica e da topografia do fundo do oceano e pelos processos naturais que criam e modificam esses recursos. A profissão é bastante valorizada no setor de petróleo e gás e também está relacionada com o meio ambiente

Cientistas especializados neste campo podem aplicar os princípios e técnicas oceanográficas para descobrir importantes eventos geológicos ocorridos há milhões de anos, bem como de prever ocorrências futuras.

Em termos de estrutura, o profissional de oceanografia geológica estuda os efeitos do movimento das placas litosféricas da Terra, o que resulta em depósitos sedimentares e a formação ou a destruição do fundo do oceano. Uma área influenciada de forma importante por esses processos é a plataforma continental. Esta é a área de terra sob o oceano ao largo da costa, e se estende até o ponto onde a plataforma das encostas e desce para a planície abissal do oceano, cuja profundidade varia em todo o mundo.

Ao medir a profundidade da plataforma em locais específicos, os cientistas podem prever o padrão de movimento da água ao longo da costa do litoral, bem como a altura das ondas que se pode esperar para iniciar na costa e, eventualmente, chegar à terra. O estudo das variações na plataforma continental também fornece pistas para ajudar a estimar flutuações do nível do mar em várias regiões geográficas, bem como o impacto de tempestades tropicais.

Existem algumas disciplinas secundárias que se enquadram na ciência da oceanografia geológica. Por exemplo, paleoclimatologia é o estudo de profundidade dos lençóis subterrâneos para construir uma linha do tempo da mudança climática que se refere à elaboração e reformulação da Terra, bem como a saúde e a biodiversidade de organismos vivos do passado e do presente.

o que é oceanografia geológicaTectônica de placas é o estudo das placas tectônicas da Terra, que residem na litosfera do planeta e são acionados para migrar devido ao calor que é gerado a partir do manto superior da crosta terrestre, ou astenosfera.

Muitas subdisciplinas de oceanografia geológica rendem ainda mais áreas especializadas de estudo. A sismologia, por exemplo, é dedicada ao estudo da atividade sísmica e representa uma subcategoria da tectônica de placas.

Cientistas geológicos da área de oceanografia usam uma grande variedade de ferramentas e equipamentos em seu trabalho. Por exemplo, além de imagens de satélite, os pesquisadores utilizam instrumentos altamente avançados para mapear o fundo do oceano, como a faixa de alta resolução de sistemas de pesquisa e batimetria sonar de varredura lateral e equipamentos de perfil acústico.

Muitos cientistas também participam de programas de exploração de águas profundas, como o Programa de Perfuração Oceânica (ODP), um projeto internacional financiado e operado pela National Science Foundation (EUA) e 22 parceiros globais que compõem a Instituições Oceanográficas para Amostragem de Terras Profundas (JOIDES ).

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás