Produção em massa na indústria

Produção em massa na indústriaAs principais vantagens da produção em massa são simples, mas transformaram a sociedade, desde a época da indústria artesanal, em que os produtos acabados eram caros e raros. Economias de escala, padronização, fluxo de produção automatizada e especialização dos trabalhadores foram fatores que contribuíram para tornar o processo de produção em massa bem sucedido a fim de satisfazer as necessidades da sociedade moderna.

Um dos principais motivadores para o estabelecimento do processo, foi a chamada economia de escala. Isto significa que quanto maior a escala de produção de um produto, menor o custo por unidade para produzir esses itens. Isso se traduz em maior lucro líquido do negócio se houver uma demanda reprimida para o produto.

Outra vantagem importante para a produção em massa é que ele cria um grau de padronização na fabricação que não está normalmente presente nos materiais ou unidades completos fabricados individualmente. Isto é devido ao fato de que cada estação em uma linha de montagem conta com máquinas configuradas que só aceitam peças de um tamanho pré-determinado, de composição determinada, e assim por diante. Este conjunto de controles automáticos em cada estação de trabalho permite que as peças a serem produzidas em diferentes localizações geográficas possam ser montadas em uma unidade única.

A fabricação em massa, ou fabricação em larga escala, também permite que os trabalhadores concentrem suas energias e atenção no processamento da peça, garantindo também a padronização de cada produto, o que acelera o processo de montagem. Depois que o produto está no mercado, a padronização também contribui para um maior nível de intercambialidade e manutenção de rotina ao longo do tempo.

fabricação em larga escalaUm termo industrial para produção em massa é a produção de fluxo, ou fluxo de produção repetitiva, que destaca outra vantagem que o sistema oferece. Um negócio de produção em massa começou envolve um grande investimento em máquinas automáticas e equipamentos de energia. A automação facilita a produção em maior velocidade, criando um fluxo constante fabricação em um ritmo muito mais acelerado. Quanto mais rápido os produtos podem ser produzidos e ofertados ao mercado de varejo, mais lucro é gerado para a empresa.

O conceito básico por trás do valor da produção em massa de um ponto de vista de recursos humanos é a idéia de divisão do trabalho. Quando algo é produzido através de produção em série, em que cada trabalhador concentra toda a sua atenção em uma pequena tarefa, então o produto possui um maior grau de qualidade confiável. A especialização é, portanto, um aspecto chave do sucesso da produção em massa.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password