Dicas de soldagem TIGA soldagem TIG, ou tungstênio gás inerte, é um tipo de processo de solda no qual um gás é usado para evitar a contaminação da solda. Estes gases podem ser prejudiciais, portanto, algumas das mais importantes dicas de soldagem TIG referem-se à segurança. Todas as soldaduras devem ser feitas em uma área bem ventilada, e o operador precisa usar todos os equipamentos de segurança adequados, incluindo uma máscara de proteção, luvas e roupas retardantes de chamas.

Se o operador é inexperiente para executar o processo, ele só deve proceder de acordo com a orientação de um soldador mais gabaritado e experiente, que pode lhe dar dicas de soldagem TIG durante o procedimento de solda. A etapa de preparação mais importante no processo é a etapa de limpeza. O método de soldagem TIG será ineficaz se o metal a ser soldado não estiver devidamente limpo de ferrugem, graxa, sujeira e outros contaminantes.

O uso uma escova de arame para fazer este trabalho pode ser suficiente. Trabalhos mais pesados de retirada de detritos da superfície a ser soldada exigem a aplicação de uma rebarbadora. Esta ferramenta irá remover a deposição de material da peça a ser trabalhada, e vai produzir faíscas. Em razão disso, o usuário deve usar equipamentos de proteção quando estiver operando uma rebarbadora.

soldagem TIGÉ importante aprender os diferentes tipos de solda. Isto inclui aprender sobre soldas de topo, soldas de canto comum, soldas de juntas, e assim por diante. Cada tipo de situação vai exigir uma preparação diferente e uma execução peculiar; o metal em si pode ainda precisam ser alterado a fim de permitir que o tungstênio infiltre-se entre os dois pedaços de metal para um vínculo mais forte. O movimento que o operador terá de executar durante o processo também pode variar, apesar de muitos soldadores experientes recomendarem um movimento de vai-e-vem que é ligeiramente arqueado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica