o que é análise logísticaAnálise logística é o planejamento técnico de uma empresa para gestãode fluxo de bens ou informações através de canais de negócio. As grandes empresas podem ter seu próprio conjunto de sub-unidades na cadeia de suprimento de serviços como embalagem, transporte, armazenagem e logística e distribuição. Às vezes, as empresas podem terceirizar esses serviços para outras empresas. A análise logística verifica cada etapa deste processo para maximizar a oportunidade em termos de retorno sobre o valor e criação de lucro.

A maioria das grandes empresas emprega uma pessoa ou tem um pequeno departamento que gerencia a análise logística. Como esta atividade requer um conjunto específico de habilidades de negócios, as empresas só contratam pessoas qualificadas para esta posição. Formação em transporte ou gestão da cadeia de fornecimento, juntamente com experiência em armazenagem e logística, é bastante valorizado.

Para realizar revisões no processo de análise de logística, uma equipe de gestão da empresa, muitas vezes, olha para cada passo no processo da cadeia de fornecimento e encontra áreas de ineficiência ou custos mais elevados do que o normal para o funcionamento do sistema.

Como as funções na cadeia de abastecimento ou logística podem ser secundárias ao produto ou serviço principal da empresa, os custos tendem a aumentar rapidamente se a empresa não tiver instalações adequadas para completar as tarefas de logística com o menor custo possível. Portanto, a empresa precisa decidir se deve terceirizar estas tarefas a um custo global de mais barato, em vez de continuar a completá-los internamente.

Outra finalidade da análise de logística é encontrar áreas onde a empresa atualmente conclui as tarefas manualmente, mas deve instalar uma reforma tecnológica. Na maioria das vezes, o custo de implementação de tecnologia e inovação é compensado pelos custos operacionais mais baixos em termos de gastos reduzidos para as atividades diárias. Por exemplo, usando sistemas digitais de troca de dados permite que uma empresa encomende produtos mais rapidamente através do uso da tecnologia, ao invés de confiar nos funcionários para monitorar constantemente o inventário e fazer pedidos.

A utilização de análise logística também ajuda a empresa a decidir onde se instalar para o transporte de bens físicos. Um fabricante localizado em uma certa região de um país provavelmente prefere vender os seus produtos em todo o país. Para fazer isso, ele pode determinar que ter vários locais vai permitir o acesso ao mercado desejado.

Usando a análise de logística, as empresas podem determinar quais localizações geográficas oferecem as melhores opções para o transporte de mercadorias por via férrea ou caminhão, exploração de recursos naturais e que emprega uma força de trabalho treinada para a produção de bens e serviços.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística