Com crise na Europa, preço do petróleo cai

Com crise na Europa, preço do petróleo caiOs preços do petróleo caíram nesta sexta-feira, após líderes mundiais discordarem sobre as novas medidas para lidar com a crise financeira europeia.

O preço do petróleo bruto de referência caiu 40 centavos para 93,67 dólares/barril em Nova York, enquanto o petróleo Brent subiu 30 centavos, para 111,13 dólares/barril em Londres.

Os preços caíram depois que os líderes do G20, as 20 economias mais poderosas do mundo, que estão reunidos em Cannes, na França, não conseguiram encontrar formas de fortalecer o Fundo Monetário Internacional (FMI). Era esperado que o FMI fosse o credor da Grécia e de outras nações européias.

A Grécia está lutando contra uma enorme dívida pública, e os investidores temem um padrão que possa levar a falências bancárias em todo o continente. Os líderes europeus estão se esforçando para que os problemas financeiros da Grécia não desastabilize a zona do euro, mas não está claro se a Grécia vai sair da crise, através de um plano de redução da dívida que foi anunciado no mês passado.

Analistas prevêem que as empresas da zona do euro gastarão menos e a economia europeia sofrerá uma desaceleração, que não só irá reduzir o consumo de energia na
Europa, mas também vai diminuir a demanda de energia na China e de outras nações que exportam bens de consumo. “Se a economia europeia está em ruínas, em seguida, a economia chinesa vai sofrer as consequências,” diz o analista Phil Flynn, da PFGBest. “E isso realmente afeta a demanda por petróleo.”

A China, o segundo maior consumidor mundial de petróleo (atrás apenas dos EUA), deve impulsionar o crescimento mundial da procura de petróleo nos próximos anos.

Enquanto isso, os EUA dão sinais de recuperação com uma boa notícia no cenário da economia internacional. Lá, foram criados 80.000 empregos em outubro e a taxa de desemprego caiu para 9%.

O preço da gasolina caiu menos de um centavo na sexta-feira a uma média nacional (nos EUA) de 3,42 dólares por galão, de acordo com o AAA, serviço de informação do preço do petróleo. Um galão de gasolina comum está cerca de 2 centavos mais caro do que no mês passado, em torno de 61 centavos mais caro do que há um ano atrás.

No comércio de outros tipos de energia, o óleo para aquecimento subiu 3 centavos de dólar para 3,0633 dólares por galão e os futuros da gasolina subiram 2 centavos de dólar para 2,6590 dólares por galão. O gás natural aumentou 5 centavos a 3,83 dólares por mil pés cúbicos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password