logística em comércio internacionalAbordagens de logística para comércio internacional incluem a gestão da cadeia de suprimentos para melhorar o abastecimento de matérias-primas e outros insumos, transporte e plano de requisitos de armazenamento e organizar a rede de distribuição de maneira mais eficaz. 

O objetivo é alcançar e manter os custos mais baixos possíveis de entrada, transporte, armazenagem e distribuição, ao mesmo tempo mantendo a velocidade e eficiência.

Logística de comércio internacional também pode envolver a organização ágil do trânsito de bens por meio de procedimentos aduaneiros, aproveitando relevos aduaneiros, entreposto aduaneiro ou zona franca, onde for mais vantajoso para a empresa.

O modelo de logística para comércio internacional também pode incluir lidar com as regulamentações nacionais sobre segurança dos produtos, governança corporativa, normas de contabilidade, costumes e regulamentos fiscais na cadeia de abastecimento internacional e supervisionar a segurança dos ativos, funcionários, produtos e processos. Condições de comércio global e estratégia da empresa estão em constante evolução, de forma que a logística de comércio internacional deve ser revista periodicamente.

Logística de comércio internacional pode incluir o planejamento do abastecimento de matérias-primas de vários locais, com o objetivo de reduzir os custos de produção. Os custos também podem ser reduzidos por meio do cálculo das rotas de transporte mais favoráveis e arranjos para os custos de frete mais baixo possível.

Embarques de mercadorias para locais de fabricação ou armazenagem podem ser organizadas da maneira mais eficiente, incluindo o acordo com o importador em termos de contrato para frete e seguro, para preservar os bens e evitar litígios.

logística em comércio internacionalLocais de armazenamento e distribuição devem ser adaptados para garantir o transporte eficiente. A logística do comércio internacional também pode exigir a conclusão imediata de procedimentos de exportação e importação e uma revisão dos métodos de pagamento para o comércio entre países.

As modalidades de transporte devem estar sob constante revisão para mudanças nos métodos de transporte disponíveis, a abertura de novas rotas, a introdução de novas tecnologias, procedimentos de pagamento e mudanças em termos de contrato padrão.

A instalação de sistemas de informação dentro da empresa pode ajudar a logística de comércio internacional. A monitoração da cadeia de suprimentos deve estar configurada de forma tão eficiente quanto possível.

Empresas envolvidas com atendimento ao cliente e com o compromisso de entregar a tempo devem garantir que a cadeia de abastecimento seja corretamente gerenciada. A necessidade de evitar atrasos e oferecer agilidade na entrega leva à necessidade de aumentar a eficiência da cadeia de abastecimento.

Uma cadeia de suprimentos mais eficiente pode ajudar a reduzir custos, diminuindo, assim, a necessidade de manter grandes estoques e reduzindo a quantidade de rejeição ou devolução de produtos resultantes de avaria ou atraso na entrega. Gestão eficiente dos procedimentos aduaneiros garante que não haja atrasos na cadeia de abastecimento e também evita a imposição de multas por violações da regulamentação aduaneira.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística