Para que serve o alumínio em póO alumínio em pó é um suprimento altamente inflamável criado pelo processo de moagem de alumínio em grãos finos. No passado, este pó metálico inflamável foi usado na fotografia para criar flashes brilhantes durante uma sessão fotográfica. Hoje, o pó de alumínio é uma das ferramentas utilizadas em diversas aplicações de pirotecnia, incluindo a criação de fogos de artifício.

Por causa da natureza inflamável dos produtos de alumínio em pó, há uma série de restrições à sua venda. Em alguns países, o alumínio em pó só está disponível para compra por parte das empresas. Mesmo em nações onde os produtos de pó de alumínio ainda podem ser adquiridos por particulares, não é incomum que os produtores só comercializam este tipo de suprimento para fornecedores que vendem pequenos lotes do pó a clientes residenciais.

Enquanto o uso de pó de alumínio para geração de brilho e reflexo na área de fotografia é a função mais prontamente reconhecida do composto, o pó também pode ser empregado na criação de móveis de madeira e pisos. Utilizado principalmente como um composto, o pó de alumínio é facilmente aproveitado para definir partes do corte de madeira e também para preencher eventuais lacunas minúsculas que podem estar presentes nas juntas da madeira. Uma vez que apenas uma quantidade mínima de pó é necessária para funções deste tipo, as chances de ignição são um pouco limitadas.

pó de alumínio O alumínio em forma de pó é melhor tratado por profissionais que sabem como usar o composto em circunstâncias controladas. Empresas que produzem fogos de artifício são um exemplo disso, usando o pó para produção de shows pirotécnicos e eventos desportivos. Profissionais de pirotecnia costumam usar vestuários de proteção, incluindo luvas e óculos de segurança, a fim de minimizar a exposição direta à pele e aos olhos e também fornecer uma barreira no caso de o pó se inflamar prematuramente.

Enquanto os usuários utilizam pó de alumínio, devem tomar uma série de precauções durante a sua utilização, já que o produto tem natureza altamente explosiva e pode levar a acidentes nos ambientes mais controlados. Caso o pó entre em contato com os olhos, a lavagem com água deve começar imediatamente e continuar por pelo menos 15 minutos. Nesse ínterim, a assistência médica de emergência deve ser convocada para a realização de checagem clínica.

A queima do pó de alumínio também deve ser tratada com um fluxo contínuo de água fria como um meio de refrigeração e como forma de delicada lavagem para retirar o resíduo. Se o pó for inalado acidentalmente, o indivíduo precisará ser transferido para ambiente com ar fresco. Em situações extremas, o oxigênio deve ser administrado. Em todas as circunstâncias, a atenção médica deve ser procurada o mais rápido possível para minimizar a possibilidade de qualquer tipo de dano permanente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais