Processo de floculação na indústria de meio ambiente

Processo de floculação na indústriaO processo de floculação se refere à separação de uma solução. Mais comumente, a floculação é um processo usado para descrever a remoção de um sedimento de um fluido. Além de ocorrer naturalmente, o método de floculação também pode ser forçado através de agitação ou da adição de agentes floculantes. Numerosas indústrias manufatureiras e de meio ambiente empregam a técnica de floculação como parte de suas técnicas de processamento, sendo amplamente empregada também no tratamento de águas residuais. A técnica também é amplamente aplicada no campo da medicina para analisar vários fluidos.

O termo floculação é derivado da palavra floco, e quando uma solução é floculada, o sedimento no material é formado em aglomerações de agregados, que são mais fáceis de ver. Quando a floculação é iniciada intencionalmente, o floco é normalmente retirado com filtros ou telas. Quando uma solução foi floculada por acidente, as tentativas podem ser feitas para unir os flocos novamente em uma solução, de modo que poderá ser usada novamente.

A técnica de floculação é destinada igualmente a separar os sedimentos visíveis e os materiais, e para tratar colóides. Um colóide é uma solução que parece uniforme, mas na verdade consiste de um ou mais componentes misturados. Alguns exemplos comuns de soluções com sedimentos visíveis são piscinas e águas residuais, sendo que ambas são floculadas pela pureza. Os colóides frequentemente encontrados incluem leite, espuma, colas e tintas. Os elementos separados dentro do colóide são completamente misturados para criar um novo composto, e eles podem ser separados novamente através do procedimento industrial de floculação.

processo de floculação Dependendo das circunstâncias, o processo de floculação pode ser desejado ou indesejado. A floculação é muitas vezes alcançada no tratamento de águas residuais e na remoção de substâncias nocivas para que as substâncias possam ser tratadas separadamente. Outros exemplos de floculação deliberada incluem caixas de gordura em cozinhas comerciais, centrífugas para o processamento de sangue, e instalações para a extração de sal da água do mar. Se a floculação não é desejada em um ambiente de manufatura, são tomadas medidas para minimizá-la.

Há uma série de maneiras para flocular uma solução ou um suprimento. A agitação é uma técnica comum, uma vez que pode incentivar pequenos sedimentos a se aglutinarem e se depositarem no fundo ou na parte superior de um equipamento de agitação, dependendo do seu peso. Produtos químicos floculantes também servem para estimular a aglutinação em uma solução. Tipicamente, um floculante tem uma carga elétrica diferente das substâncias se precipitado para fora da solução, atraindo para si o material em aglomerados de partículas.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password