gás de refinariaRefinaria de gás é uma mistura de gases gerados durante os processos de refinamento de petróleo, que são usados para processar petróleo bruto em vários produtos petrolíferos, que podem ser negociados ou vendidos.

A composição do gás de refinaria varia, dependendo da composição do petróleo bruto que se origina e os processos aos quais tenha sido submetido. Componentes comuns incluem butanos, butilenos, metano, etano e etileno.

Alguns produtos encontrados no gás de refinaria estão sujeitos a controles, como resultado de programas que são concebidos para enfrentar a mudança climática.

Quando o petróleo é levado a uma refinaria, ele passa por uma série de processos para refiná-lo em partes. O refino inclui destilação, reforma, rachaduras e outros processos.

Normalmente, além de gerar produtos finais que podem ser vendidos, o processo de refino também fabrica produtos que exigem mais refino e gás de refinaria. Até certo ponto, os subprodutos produzidos podem ser controlados com ajustes nas configurações da refinaria, incluindo ajustes para a mistura de componentes refinados juntos.

gás de refinariaEm alguns casos, gás de refinaria pode ser embalado e vendido como um produto final no mercado aberto. Em outros, ele pode ser usado como combustível. Também pode ser utilizado como matéria-prima para outros processos na refinaria. O uso da matéria-prima permite que as refinarias operem de forma altamente flexível, ajustando o que produzem facilmente, alterando os processos e matéria-prima que usam para atender a demanda por vários produtos de petróleo.

Para determinar o conteúdo, o gás de refinaria é submetido a cromatografia , que cria um perfil químico. Perfis de cromatografia são usados por funcionários de refinaria para decidir o que querem fazer com o gás de refinaria. Esses perfis podem também ser usados para criar perfis de referência que ajudam os trabalhadores da refinaria a manter-se com a qualidade e a circunscrição do óleo bruto que usam. Petróleo bruto de grau superior tende a ser mais popular e, portanto, mais caro.

A liberação de gás de refinaria é rigidamente controlada. Uma razão para isso é a maximização dos lucros por parte da refinaria; liberar produtos potencialmente vendáveis não seria aconselhável.

Outra razão é preocupação com o meio ambiente, que restringe os tipos de materiais que podem ser liberados por empresas que processam produtos químicos e gases que podem causar danos ambientais. As empresas podem ser multadas ou severamente penalizadas por violar as leis que são destinadas a limitar produtos nocivos da poluição.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás