O que é um arco elétrico Um arco elétrico é o fluxo presente de corrente elétrica entre dois eletrodos , formado quando a eletricidade salta de um eletrodo para o outro. A ligação feita a partir do salto cria uma "ponte" ou arco de elétrons visíveis a olho nu. O arco elétrico contém calor extremamente alto e brilho, ideal para os trabalhos de soldagem e iluminação.

A temperatura e a luminosidade dos arcos elétricos dependem, principalmente, de dois fatores: tipo de gás e pressão. Quando a corrente elétrica se propaga entre os eletrodos, ela aquece o ar em torno. Alterando a composição química do ar, o calor e o brilho do arco elétrico podem ser alterados.

Quando o arco é envolto em um recipiente, feito de vidro ou plástico, dependendo da sua utilização, a pressão do ar em torno do arco pode ser controlado para fins específicos. O ar pode ser removido a fim de criar um vácuo, ou um gás é adicionado, criando arcos de alta pressão. Ambos os sistemas são usados em diferentes tipos de iluminação.

arco elétrico No meio natural, os relâmpagos são um exemplo de arco elétrico que ocorre naturalmente na Terra. A eletricidade gerada no ar viaja ao chão ou é transferida entre nuvens. Já no meio industrial, a fornalha de arco elétrico emprega o calor elevado no arco para derreter metais. O esquema é o seguinte: a eletricidade passa pelos metais, aquecendo-os a ponto de fusão. Metais como sucata são derretidos usando este método. A energia do forno é geralmente mais baixa em comparação com um alto-forno.

Soldadores usam o mesmo princípio da soldadura de arco elétrico. Hastes de metal são eletrificadas por uma fonte de alimentação, e um arco elétrico é formado quando as hastes entram em contacto com outro metal. Então, o calor suficiente é gerado para derreter o dois metais. Soldadores de arco elétrico aplicam este processo para soldar os dois metais juntos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica