carreira em engenharia metalúrgicaDe automóveis a pontes para arranha-céus, o aço é um aspecto importante da vida diária na maioria dos países. O engenheiro metalúrgico ajuda a criar cada tipo de estrutura de aço, dispositivo ou componente com esse material.

Se você quiser seguir carreira em engenharia metalúrgica, é necessário experiência e conhecimento em metalurgia. Para se tornar um engenheiro metalúrgico, a maioria dos empregos na carreira industrial exige pelo menos um diploma de graduação e alguns requerem mestrado.

Para trabalhar com estruturas como pontes e edifícios, é importante ter conhecimento de engenharia civil. Se preferir trabalhos como construção naval ou a criação de chapas de aço, a indicação é a engenharia mecânica. Mas, em qualquer área, o estudo mais importante é a metalurgia, o estudo de compostos de metal, especialmente de aço.

O aço é um metal muito complexo, composto principalmente de ferro e carbono. Mas diferentes combinações dos dois produzem dezenas de diferentes tipos de aço.

Para se tornar um engenheiro de metalurgia, você deve saber que cada tipo de aço tem uma quantidade diferente de flexibilidade e de peso que devem ser tidos em conta na construção de qualquer estrutura.

Cada um também oferece diferentes pontos de fusão, o que pode ser um aspecto importante, se a estrutura lida com fogo alto. Diferentes tipos de aço também variam muito de preço. Saber as diferenças irá ajudá-lo a permanecer dentro do orçamento em um projeto.

carreira em engenharia metalúrgicaAlém de ser especialista em aço, um engenheiro metalúrgico também se beneficia de conhecimentos de design. Ser capaz de utilizar software de desenho e projetos de leitura é essencial, não importa o que você está construindo com o aço. Você também deve combinar esta habilidade de design com um domínio apurado de física para assegurar que seus produtos serão seguros para uso.

Mercado de trabalho

Depois de ter dominado o estudo da metalurgia e design, é possível aplicar esses talentos para uma grande variedade de profissões, como engenheiro metalúrgico.

Empresas de arquitetura e construção civil podem ser uma oportunidade para trabalhar com pontes e edifícios de aço. Já empresas de transporte precisam de engenheiros para planejar barcos, carros e muitos outros produtos em aço. Há também uma variedade de trabalhos de engenharia que não se enquadram nessas categorias, mas são igualmente desafiadores, como projetar torres de rádio e plataformas de petróleo e gás.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial