consultoria em comércio internacionalConsultoria em comércio internacional é um tipo de negócio em que consultores gerenciam as complexidades da condução do comércio internacional em nome de seus clientes.

Este é um efeito da globalização, processo que tornou mais fácil e necessário que as empresas se diversifiquem, chegando a novos mercados lucrativos e a outros países emergentes. O papel da consultoria de comércio internacional é fazer com que essa transição para mercados estrangeiros seja tão simples quanto possível.

Quando uma empresa ou organização decide abrir uma filial ou subsidiária em outro país, o movimento será mais eficaz se a organização utiliza os serviços oferecidos por uma consultoria de comércio internacional.

Por exemplo: a empresa ABC, que se baseia no Brasil, pode contratar uma consultoria em comércio internacional para orientar seus planos de abrir uma filial na África do Sul.

Consultores de comércio internacional ajudam a empresa a realizar a maioria das pesquisas sobre políticas administrativas, incentivos do governo, práticas culturais, concorrência e o poder de compra dos consumidores em potencial no novo mercado, entre outras coisas.

Utilizar os serviços oferecidos através de consultoria de comércio internacional garante, ainda, que a empresa tenha menos problemas em termos encontrar um local adequado para sua fábrica.

consultoria em comércio internacionalOs consultores de comércio internacional não apenas encontram um local para a empresa, mas também trabalhadores e equipe, se isso é parte do acordo com a empresa. Eles auxiliam a empresa a identificar se o idioma é uma barreira significativa. Processos de registro e licenciamento também podem ser incluídos na consultoria.

Outra vantagem em se utilizar os serviços oferecidos através de consultoria internacional de comércio é o fato de que ele pode ajudar empresas com problemas internos. Isso envolve a assinatura de contratos com os empregados, de modo a incluir as ressalvas dos sindicatos locais. Quando a empresa finalmente está pronta para se configurar, consultores comerciais podem ajudar no processo de logística, coordenando a transferência de alguns funcionários-chave de um local para o outro.

Pesquisando o mercado local, com o objetivo de descobrir outras possíveis oportunidades de negócios, é outro serviço oferecido através de consultoria de comércio internacional.

Se a empresa ABC, por exemplo, produz apenas tênis, a empresa de consultoria de comércio internacional pode descobrir que há um mercado para outros tipos de produtos como sandálias e mocassins. Um dos motivos pode ser o fato de que as matérias-primas necessárias para produzir os novos produtos são baratas e prontamente disponíveis no novo local.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional