Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Recuperação melhorada de óleo (EOR)

A maneira de aumentar ainda mais a produção de petróleo é através do método de recuperação terciária ou EOR. Embora mais cara, EOR pode aumentar a produção de um campo em até 75%

Mais notícias relacionadas a petróleo & gás:

O que faz um corretor de petróleo
Assim como outros negociadores de títulos, um corretor de petróleo é pago por comissão


O que é um dessalinizador
Processo de dessanilização é geralmente a primeira etapa da cadeia do petróleo.


Total quer obter licença de exploração de gás e petróleo na Tanzânia
A Tanzânia planeja criar um fundo soberano que vai usar a crescente receita de óleo ...


recuperação melhorada de óleo (EOR)Recuperação melhorada de óleo (EOR, em inglês, enhanced oil recovery) é uma técnica de recuperação de petróleo projetada para extrair mais hidrocarbonetos de um reservatório de petróleo e gás por meios físico, químico ou térmico.

O hidrocarboneto é recuperado por um processo diferente daquele usado pela pressão natural do reservatório.

A produção de petróleo é separada em três fases: primária, secundária e terciária, esta última também é conhecida como RMO, ou Enhanced Oil Recovery (EOR).

A recuperação de óleo principal é limitada a hidrocarbonetos que, naturalmente, sobem à superfície, ou aqueles que utilizam dispositivos de elevação artificial, tais como tomadas de bomba. A recuperação secundária emprega água e injeção de gás, deslocando o petróleo e conduzindo o produto à superfície. 

A maneira de aumentar a produção de petróleo é através do método de recuperação terciária ou EOR. Embora seja mais caro empregar EOR em um campo, a medida pode aumentar a produção de um poço de petróleo consideravelmente com a recuperação. Segundo o Departamento de Energia dos EUA, utilizando estes dois métodos de produção até 75% do petróleo podem ser retirados do poço.

recuperação melhorada de óleo (EOR)Usado em campos que apresentam óleo pesado, pouca permeabilidade e fissuras irregulares, EOR implica mudar as propriedades reais dos hidrocarbonetos, o que mais distingue esta fase de recuperação a partir do método de recuperação secundária. Enquanto indundação e injeção de gás durante o método de recuperação secundária são usados para empurrar o petróleo através do poço, a EOR se aplica a vapor ou gás para mudar a composição do reservatório.

Quando usada após a recuperação primária e secundária ou na fase inicial de produção, a EOR restaura e aumenta a pressão de formação de deslocamento de óleo no reservatório.

Existem três tipos principais de EOR, incluindo inundações químicas, injeção de gás e recuperação térmica. Aumentando o custo de desenvolvimento junto com os hidrocarbonetos trazidos à superfície, os produtores não usam EOR em todos os poços e reservatórios.

A equação do desenvolvimento tem que fazer sentido. Portanto, cada campo deve passar por uma análise rigorosa para determinar qual o tipo de EOR irá funcionar melhor no reservatório. Isto é feito através de caracterização de reservatórios, de triagem, de escopo e de modelagem e simulação de reservatórios.

A recuperação do petróleo é importante, porque pode otimizar a produção e, no caso dos EUA, que são grandes consumidores mas não produzem em grande quantidade, reduzir a dependência do país do petróleo estrangeiro. No entanto, uma maior aplicação de métodos de EOR nos reservatórios requer um custo muito mais elevado de produção e do preço final do produto.

Recuperação melhorada de óleo (EOR)

recuperação Térmica
injeção De Produtos Químicos
injeção De Gás
dióxido de carbono
aplicações de EOR offshore

Recuperação Térmica

Recuperação térmica introduz calor no reservatório para reduzir a viscosidade do óleo. Muitas vezes, o vapor é aplicado ao reservatório, diluindo o óleo e reforço da sua capacidade de fluxo. Aplicada pela primeira vez na Venezuela na década de 1960, a recuperação térmica de óleos pesados agora responde por mais de 50% do EOR aplicado no mundo.

Óleo pesado é recuperado através da introdução de calor no reservatório por meio de processos termicamente controlados.

Inundação de vapor e de combustão ou injeção de ar são os mais ​​métodos mais frequentes de recuperação térmica de óleo. A inundação de vapor é usada extensivamente nos reservatórios de óleo pesado, na Califórnia (EUA). Experimentos com produção de frio e injeção de areia e de produção horizontal de óleos pesados ​​têm sido realizados, principalmente no Canadá e Venezuela, que têm extensos reservatórios de óleo pesado.

Inundações de vapor são conduzidas por injeção de vapor em reservatórios que são relativamente rasos, permeáveis e espessos e contém óleo moderadamente viscoso. O mecanismo dominante na recuperação térmica de vapor é a redução da viscosidade do óleo, permitindo fluxo para o poço. Problemas com a heterogeneidade do reservatório e distribuição de vapor estão sendo superados.

Combustão introduz calor no reservatório por um processo de injeção de ar no fundo do poço e ignição para queimar porções do óleo e deslocar o óleo adicional. A frente de combustão é sustentada e propagada através de injeção contínua de ar no reservatório. O avanço prematuro da frente de combustão contribui para problemas operacionais. Ambos os processos (inundações de vapor e de combustão) têm custos de instalações de alta superfície e requerem medidas especiais de segurança.

Injeção De Produtos Químicos

A EOR de injeção de produtos químicos ajuda a óleo preso a ficar livre dentro do reservatório. Este método apresenta uma longa cadeia de moléculas, os chamados polímeros, no reservatório para aumentar a eficiência de inundação ou para aumentar a eficácia de tensoativos, que são produtos de limpeza que ajudam a tensão superficial menor que inibe o fluxo de petróleo através do reservatório.

Esse método representa apenas 1% de todos os EOR atualmente utilizados.

Injeção De Gás

Injeção de gás usado como um método terciário de recuperação envolve a injeção de gás natural, de nitrogênio ou dióxido de carbono no reservatório.

Os gases podem expandir e empurrar outros elementos através do reservatório, se misturar ou dissolver dentro do petróleo, diminuindo a viscosidade e aumentando o fluxo.

Dióxido de carbono

EOR por dióxido de carbono (EOR-CO2) é o método que está ganhando mais popularidade. Enquanto os desenvolvimentos iniciais de CO2-EOR usam depósitos de dióxido de carbono naturais, algumas tecnologias têm sido desenvolvidas para injetar CO2 criados como subprodutos por meio de fins industriais.

Empregada pela primeira vez em os EUA no início de 1970 no Texas, a técnica CO2-EOR é utilizada com sucesso no Texas e Novo México (EUA) e espera-se que se torne mais popular no futuro. Quase a metade do EOR nos EUA é feita por essa técnica.

Outras técnicas que vêm ganhando aceitação são inundações de água de baixa salinidade e a estimulação, o que é uma solução de custo relativamente baixo, porque pode ser empregada para poços individuais (ao invés de todo o reservatório).

Aplicações de EOR offshore

Embora as aplicações de EOR sejam predominantemente utilizados em terra, diversas tecnologias estão sendo desenvolvidas para ampliar o alcance de EOR para aplicações offshore.

Desafios que presentemente existem para EOR offshore incluem economia do desenvolvimento, o peso, espaço e poder de adaptação de limitações existentes nas instalações offshore e poços que são mais espaçados contribuem para o tempo de varredura, deslocamento e lag.

Atualmente, as aplicações de EOR estão sendo consideradas para uma série de desenvolvimentos offshore. Com o processamento submarino bem-sucedido e métodos de recuperação secundária empregadas em ambientes offshore através da água e injeção de gás, as tecnologias de novos métodos de EOR estão rapidamente se aproximando da realidade do petróleo e gás.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a petróleo & gás:

Acúmulo de gás foi causa de explosão no México

As autoridades mexicanas disseram que um acúmulo de gás levou à explosão na semana passada, que matou 37 pessoas na sede da Petróleos Mexicanos. Esta é a explica ...
Irã será exportador de gasolina no próximo ano, diz Qasemi

O Irã planeja se tornar uma das maiores nações exportadoras de gasolina dentro de meses, apesar das sanções contra o país, disse o ministro do Petróleo ...
Lucros da Exxon sobe nos EUA

A Exxon Mobil Corp, a maior empresa do mundo de energia em valor de mercado, disse que o lucro do quarto trimestre teve a maior alta dos últimos cinco anos ...
Características de matéria volátil

Matéria volátil é qualquer substância que tenha uma tendência para vaporizar dadas as condições adequadas. A volatilidade da substância é medida pela sua pressão de ...
Como é feito o armazenamento de GNL

Quando o GNL (Gás Natural Liquefeito) é recebido na maioria dos terminais, é transferido para os tanques de armazenamento isolados, que são construídos especificamente para segurar o GNL. Estes ...
Noções básicas sobre Gás Natural Liquefeito (GNL)

O Gás Natural Liquefeito, ou de GNL, é o gás natural em sua forma líquida. Quando o produto gasoso natural é resfriado a menos 259 graus Fahrenheit (ou -161 ...
Extração de óleo

Os trabalhadores da indústria de petróleo e gás, incluindo engenheiros e geólogos que encontrar petróleo bruto e gás natural, supervisores da obra que supervisionam ...

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google