Descontaminação química em Segurança do TrabalhoA descontaminação química é uma parte integrante da gestão e limpeza de um derramamento químico. Este procedimento também é usado para tratar os indivíduos que estão expostos a agentes químicos. Normalmente, a diluição química e a inativação química são os métodos utilizados em um procedimento de descontaminação em segurança do trabalho. Além de prevenir maiores danos ao trabalhador, o processo de descontaminação química limpa um ambiente exposto a um produto químico nocivo, tornando-o mais seguro.

Os trabalhadores que estão envolvidos com a descontaminação química vestem roupas especializadas para protegê-los dos materiais perigosos que manipulam. As normas regulamentadoras exigem o uso de equipamentos de proteção individual, tais como roupas e máscaras que resistem a produtos químicos. Os trabalhadores devem ser treinados para usar com segurança os respiradores. Estes equipamentos protegem o trabalhador contra respingos de produtos químicos e gases.

É importante identificar os produtos químicos envolvidos em um incidente em particular para que as equipes de combate estejam devidamente protegidas. Normalmente, as equipes de descontaminação usam detectores com o intuito de identificar o agente químico que irão encontrar. Isso permite que a equipe possa identificar o nível de contaminação e o desgaste do equipamento correspondente.

Existem geralmente três níveis de contaminação, cada um deles exigindo um conjunto específico de equipamentos. O nível A é o tipo mais grave de evento de descontaminação química, o que requer o uso de roupas de segurança fortes e o máximo de proteção ao trabalhador. O nível B normalmente inclui a necessidade de uso de máscaras de respiração e um macacão quimicamente resistente. O evento de descontaminação menos grave é designado Nível C, que requer roupa resistente e um dispositivo de purificação de ar para respiração.

processo de descontaminação química A descontaminação de uma área muitas vezes abrange a técnica de diluição química, na qual grandes quantidades de água são liberadas com força em superfícies que estão contaminadas. A adição de sabão na água ajuda na remoção de alguns tipos de produtos químicos que possuem base de óleo. A diluição química também é usada para tratar pessoas expostas a produtos químicos, com uso também de um chuveiro de pressão para lavar e retirar o produto da pele.

Inativação química é outro método utilizado para descontaminar uma área. Este procedimento envolve o uso de água sanitária e água pura para neutralizar um produto químico específico. Este é geralmente o método mais utilizado para remover a contaminação de uma área exposta a agentes biológicos também.

Ambos os processos de diluição química e inativação requerem o uso de mangueiras de pressão, sprays e o atrito para serem eficazes. Quanto mais rápida a exposição a substâncias químicas for tratada, será menos provável que os ferimentos se tornem graves. Roupas usadas pelos pacientes envolvidos no acidente de produtos químicos devem ser manuseadas com cuidado e armazenadas nos vasos de contenção adequados. Além disso, a exposição à água de escoamento das áreas de descontaminação deve ser evitada.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho