mudanças na oferta e procuraEm economia, mudanças na oferta e procura causam mudanças no preço e na quantidade. Suponha que as pessoas começaram a ver a seguinte manchete em todos os jornais, na televisão e na internet: "Pesquisadores descobrem que beber café traz benefícios imediatos para a saúde." O que aconteceria com o preço e a quantidade de café no mercado? A notícia pode alterar o gosto do consumidor para o café e levar a um aumento na demanda pela bebida.

Enquanto a demanda aumenta, a quantidade que os consumidores estão dispostos e são capazes de adquirir mesmo após um aumento de preços. Porque o café é relativamente escasso e seus produtores enfrentam o aumento do custo marginal, o preço de equilíbrio e a quantidade de café vai subir em resposta ao aumento da demanda.

E se um país produtor de petróleo bloquear as vendas para uma nação consumidora, como o Canadá e os Estados Unidos, por exemplo? Como isso afetaria o mercado de
gasolina?

O Canadá é o maior exportador de petróleo para os Estados Unidos, de modo que este iria interromper a produção de gasolina. A queda no fornecimento de petróleo levaria a um preço mais elevado e uma menor quantidade de óleo. Porque o petróleo é a principal matéria-prima da gasolina, o efeito do aumento dos preços do petróleo seria aumentar o custo de produção de gasolina. Com o custo maior de produção, os produtores forneceriam menos gasolina no mercado. Consumidores, obedecendo a lei da oferta e da procura, estão menos dispostos a comprar gasolina com o aumento de preços. O resultado final do embargo do petróleo canadense seria aumentar os preços da gasolina e reduzir a quantidade de gasolina vendida.

mudanças na oferta e procuraDe que forma a crise econômica afeta o preço do pescado, por exemplo? À medida que aumenta o desemprego, os rendimentos das famílias diminuem. Esta queda na renda tende a reduzir a demanda por bens normais, como peixe, de modo que os consumidores não estão dispostos a comprar tanto quanto antes. Com preços mais baixos, muitos produtores não obtêm lucro, e como resultado, o preço e a quantidade de peixe no mercado diminuem.

Inovação tecnológica, muitas vezes, leva a uma maior produtividade e menores custos de produção. Considere a aplicação da teoria de Henry Ford na linha de montagem para a produção de automóveis. Ford foi capaz de oferecer mais carros para a venda no mercado por causa dessa inovação. Isto, combinado com a disposição dos consumidores a comprar mais a preços mais baixos, ou a lei da demanda, resultou no equilíbrio de preços dos carros até sua diminuição, enquanto a quantidade aumentou.

Preços esperados afetam tanto a oferta quanto a procura. Se ambos os consumidores e os produtores esperam que os preços das casas diminuam no futuro, a demanda do consumidor diminui e aumenta a oferta do produtor. Nessa situação, os consumidores esperam preços mais baixos para materializar seus planos e provavelmente devem adiar as compras imediatas.

Produtores ou vendedores procuram desovar seus estoques agora, enquanto os preços ainda são altos. O resultado combinado é uma diminuição de preços. E a quantidade? Sem saber os valores reais, você é incapaz de prever com precisão o que acontecerá com a quantidade. A lei da oferta e da procura permite estimar se os preços e quantidades estão aumentando ou caindo. Sem números reais, é difícil prever os resultados quando a oferta e a demanda mudam simultaneamente.

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