O que é direito de propriedade intelectual

o que é direito de propriedade intelectualNo comércio internacional, o direito de propriedade intelectual é concedido a pessoas e empresas pelas suas obras autorais e produção intelectual. Eles costumam dar ao criador o direito exclusivo sobre o uso de seu / sua criação por um certo período de tempo.

Direitos de propriedade intelectual são habitualmente divididos em duas áreas principais: direitos do autor (copyright) e direitos conexos aos direitos do autor.

Os direitos dos autores de obras literárias e artísticas (como livros e outros escritos, composições musicais, pinturas, esculturas, programas de computador e filmes) estão protegidos por copyright, por um período mínimo de 50 anos após a morte do autor.

Também protegidos através de direitos autorais e conexos (por vezes referido como “vizinhos”) são os direitos dos artistas (atores, por exemplo, cantores e músicos), produtores de fonogramas (gravações sonoras) e organismos de radiodifusão. O principal objetivo social de proteção dos direitos de autor e conexos é incentivar e premiar o trabalho criativo.

Propriedade industrial

O conceito de propriedade industrial pode ser dividido em duas áreas principais. Uma área pode ser caracterizada como a proteção dos sinais distintivos, de marcas comerciais específicas (que diferenciem os produtos ou serviços de uma empresa dos de outras empresas) e indicações geográficas (que identifiquem um produto como originário de um local, onde uma determinada característica do produto seja essencialmente atribuída à sua origem geográfica).

A proteção de tais sinais diferenciais visa estimular e garantir uma concorrência leal e proteger o consumidor, permitindo-lhes fazer escolhas informadas entre vários bens e serviços. A proteção pode durar indefinidamente, desde que o sinal em questão continue a ser distinto.

Outros tipos de propriedade industrial são protegidos principalmente para estimular a tecnologia e inovação e o design. Nesta categoria, estão as invenções (protegidos por patentes), desenhos industriais e segredos comerciais.

O objetivo social é dar proteção para os resultados do investimento no desenvolvimento de novas tecnologias, dando assim o incentivo e os meios para financiar atividades de pesquisa e desenvolvimento. O funcionamento do regime de propriedade intelectual deve também facilitar a transferência de tecnologia na forma de investimento direto estrangeiro, joint ventures e licenciamento. A proteção é dada geralmente por um período finito de tempo (geralmente de 20 anos no caso das patentes).

Embora os objetivos sociais básicos de proteção à propriedade intelectual funcionem como a descrição acima, é também importante salientar que os direitos exclusivos estão sujeitos a uma série de limitações e exceções, visando o ajuste cada vez mais específico do equilíbrio entre os legítimos interesses dos detentores de direitos e dos usuários.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password