Propriedades do Bluetooth na tecnologiaAlguns anos atrás, a única maneira de conectar dois dispositivos sem fio, ou seja, aparelhos celulares, era através de infravermelho. Para isso, era preciso alinhar os aparelhos e certificar-se de que as portas IR estavam voltadas uma para a outra. Ao mover os dispositivos a ruptura do vínculo entre eles era imediata e a transferência de dados não era concluída. Mas com a tecnologia do Bluetooth esses problemas já fazem parte do passado.

Bluetooth é uma nova tecnologia que substituiu o infravermelho como um meio de "comunicação" entre os dispositivos de forma segura. Hoje em dia, uma série de dispositivos utiliza a tecnologia Bluetooth para oferecer operações sem uso de fios de comunicação e transmissão de dados. Isto é observado em fones de ouvido sem fio, receptores sem fio e teclado sem fio, mesmo em computadores. Este tipo de tecnologia foi um grande salto no mundo moderno.

Basicamente, o Bluetooth segue a mesma ideia - a de transferência de informações entre dispositivos específicos. A vantagem do Bluetooth é que não requer que os dispositivos estejam em contato visual um com o outro, enquanto eles estão dentro de uma área de cobertura isto permite que os dados sejam transferidos.

Outra grande vantagem do Bluetooth sobre seus predecessores é a sua segurança. Para que dois dispositivos se conectem entre si através do Bluetooth, eles devem primeiro reconhecer um ao outro por meio de uma chave link, que é única forma para uma conexão específica. Com esta chave única compartilhada, a segurança é mantida enquanto os dados estão sendo transferidos. Isto também faz com que seja possível excluir uma chave específica, para que todas as conexões futuras com o outro dispositivo sejam interrompidos.

Bluetooth Ao conectar os dispositivos, certifique-se que os dispositivos já reconhecem uns aos outros de modo que a interferência externa fique minimizada e possa haver um controle dos dados que entra no dispositivo receptor. A tecnologia Bluetooth foi introduzida pela primeira vez no setor de telefonia móvel. Desde então, tornou-se mais presente no setor de telefonia móvel, oferecendo aos usuários a capacidade de transferir vários formatos de dados, como vídeos, música, texto e imagens.

Conforme a tecnologia cresceu, dobraram as aplicações, e até mesmo triplicaram nos anos seguintes. Depois dos telefones celulares, os computadores foram os próximos beneficiados. Teclados sem fio foram agora adicionados aos computadores, impressoras, mouse e até mesmo câmeras. Além disso, esta capacidade trouxe avanços em outros campos, como em jogos de videogame, entre muitos outros.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação