Como funciona um interruptor de mercúrioUm interruptor de mercúrio consiste em um tubo de vidro hermeticamente vedado, contendo dois eletrodos desconectados e uma pequena quantidade de mercúrio líquido. Enquanto o metal líquido permanece numa extremidade do tubo, os eletrodos, localizados na outra extremidade, permanecem desligados e, dessa form, nenhuma corrente irá fluir. Uma vez que o tubo é movido a um determinado ângulo, no entanto, o mercúrio entrará em contato com os dois eletrodos e uma conexão é estabelecida. O resultado é a eletricidade que flui através de um circuito completo. Uma vez que o metal líquido voltou à sua posição original, a corrente elétrica cessa imediatamente.

O uso de um interruptor de mercúrio tornou-se controverso nos últimos anos. O mercúrio é considerado uma substância muito perigosa, especialmente se for evaporado. O mercúrio em sua forma líquida pode ser tratado com segurança sob condições controladas, mas a ingestão acidental ou o contato com a pele pode causar danos nos nervos ou até mesmo a morte. Por este motivo, muitos fabricantes começaram a substituir os modelos de interruptores de mercúrio por outros métodos mecânicos de gerar a corrente elétrica.

Um uso comum de um interruptor de mercúrio pode ser encontrado em termostatos mais antigos. Uma bobina de metal sensível ao calor se expande e se contrai de acordo com a temperatura ambiente. Um tipo de interruptor de mercúrio é equilibrado próximo ao final desta bobina, que é ligada ao aquecimento central e ao sistema de arrefecimento. Se a temperatura se eleva além do intervalo predefinido, a bobina de expansão fará com que o mercúrio líquido passe para o outro lado do interruptor. Isso faz com que dois eletrodos formem um circuito completo, que por sua vez, fará com que o sistema de refrigeração deixe o ar mais frio.

interruptor de mercúrioPelo fato de um interruptor de mercúrio ser acionado por movimento, alguns fabricantes de automóveis usam este dispositivo elétrico para ativar as luzes do capô e do porta-malas. Quando o capô é levantado, o interruptor de mercúrio se inclina e ocorre uma conexão elétrica entre a bateria do carro e a lâmpada elétrica. Uma vez que o capô é fechado, o mercúrio líquido retorna à sua posição original e a luz se apaga.

Um interruptor acionado por mercúrio, quando quebrado, é considerada lixo tóxico, por isso, pessoas não treinadas e indivíduos desprotegidos nunca deve tentar removê-los. Ao encontrar um velho aparelho ou termostato com um interruptor quebrado, o ideal é contactar o representante local do fabricante desses instrumentos para saber qual a forma de descarte correto.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica