Petrobras diz que vazamento em Frade não afeta produção

Petrobras diz que vazamento em Frade não afeta produçãoO recente vazamento de óleo do campo de Frade, operado na Bacia de Campos pela empresa Chevron, não afetará exploração e produção de petróleo e gás na região do pré-sal. É o que diz a empresa estatal de petróleo, Petrobras.

“Depois (do vazamento do Golfo do México no ano passado), todas as agências nacionais em todo o mundo mudaram regulamentos a respeito da perfuração offshore e as exigências aumentaram. Acredito que as exigências estão aqui para ficar. Fizemos paradas por causa disso (novo regulamento). O que nós estamos trabalhando agora é para ter mais visibilidade em matéria de inspeções, para que possamos reduzir paradas não-planejadas “, afirmou Eduardo Molinari, executivo da empresa, em webcast realizado ontem.

Em um comunicado divulgado na terça-feira, a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) disse que a Chevron estima que o derramamento, ocorrido em 13 de novembro, tenha 163km quadrados cobertos com 521-882 barris na superfície. A Chevron opera Frade com uma participação de 51,75%, enquanto a Petrobras detém 30% e o Japão, o resto.

“Paradas não-planejadas nas operações da Petrobras cresceram no terceiro quadrimestre e têm levado à perda de 44 mil barris/dia, em média, ao longo do ano”, disse o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Os custos de extração também aumentaram durante o trimestre, atingindo US $ 22,31 bilhões, em comparação com US $ 18,46 bilhões no mesmo período do ano passado.

A capacidade de extração total da Petrobras nos primeiros nove meses do ano foi de R$ 51 bilhões (US $ 29 bilhões), 10% a menos que no ano passado. As despesas de extração e produção, no entanto, mantiveram-se estáveis em relação ao ano anterior, de acordo com a empresa.

“Se tudo correr bem, vamos produzir mais de 2,2 milhões de barris por dia, em média, em dezembro”, disse o executivo, durante o webcast.

Danos em Frade

Enquanto isso, a ong SkyTruth, especializada em interpretação de fotos de satélites para a proteção do meio ambiente, afirma que o problema no campo Frade pode ser dez vezes pior do que o divulgado pela Chevron.

A análise das imagens do satélite Modis/Aqua, da Nasa mostram que a mancha de óleo aparentemente vinda do poço Frade tem 2.379 km quadrados. A Chevron anunciou na terça-feira (15 de novembro) que fechou o poço na superfície, como medida de segurança, e atualmente está no processo de vedar e abandonar o poço.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password