Funcionamento do motor assíncronoUm motor assíncrono é um motor elétrico de corrente alternada (AC) que utiliza uma corrente induzida em seu rotor, em vez de um fornecimento físico de energia para produzir o seu movimento de rotação. Motores elétricos giram mais como resultado da interação entre os campos eletromagnéticos criados no estator e no rotor do motor. Em um motor assíncrono, o campo gerado nos enrolamentos do estator é produzido pela conexão dos enrolamentos a uma fonte de alimentação AC. O campo gerado no rotor não é fornecido pela introdução direta de uma corrente, mas sim através da indução do transformador de corrente do estator adjacente ao campo eletromagnético.

Também conhecido como motor de indução, os motores assíncronos consistem em dois componentes principais. O primeiro é o estator, ou seja, a moldura exterior em forma de barril do motor. O estator de um motor assíncrono tem um número de enrolamentos ou bobinas dispostos ao longo de sua superfície interna, cada um dos quais incluem um conjunto de conexões elétricas do lado de fora do quadro. O segundo componente principal é o rotor - um núcleo cilíndrico que se encaixa dentro do estator. O eixo do motor, que fornece o trabalho de rotação, percorre o meio ou o rotor, e é suportado em ambas as extremidades por mancais.

motor assíncronoA maioria dos motores AC conta com campos eletromagnéticos polares gerados e separados em ambas as partes para girar o rotor. Em um motor assíncrono, o campo eletromagnético do estator é gerado por uma fonte de alimentação AC ligada aos enrolamentos do estator. O rotor, no entanto, não está diretamente ligado a qualquer fonte de alimentação, mas sim, desenvolve uma corrente interna elétrica por meio de indução. Esta indução é causada pela proximidade do campo eletromagnético do estator. Este é exatamente o mesmo processo usado para gerar corrente nos enrolamentos secundários de um transformador. A corrente produzida no rotor, em seguida, gera o seu campo eletromagnético próprio, e o rotor começa a girar.

O motor assíncrono é ideal para aplicações pesadas, devido à sua simplicidade e robustez. A falta de anéis deslizantes e escovas adicionais necessários para fornecer energia para o rotor fazem deste tipo de motor um dos mais confiáveis e eficientes. Equipamentos como os modelos de motores assíncronos também podem ser usados como geradores que são executados acima de determinadas velocidades.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos