O que é uma ceifeira-debulhadora

O que é uma ceifeira-debulhadoraA colheitadeira é um equipamento moderno indispensável no setor agrícola. É uma máquina que ajuda na colheita de grãos através da combinação de três funções distintas em uma única peça de equipamento. A ceifeira-debulhadora executa os processos de colheita, debulha e limpeza. Isto permite que a safra seja colhida de forma mais rápida e eficiente, e permite que os agricultores coletem quantidades maiores de produtos. Algumas culturas que podem ser colhidas utilizando esta máquina incluem o trigo, a soja, a aveia e o centeio.

O primeiro processo realizado pela máquina colheitadeira é cortar a colheita. A colheita é puxada para dentro da colheitadeira na seção frontal. De lá, ela é empurrada ainda mais para dentro da máquina por uma roda girando lentamente, chamada de carretel de recolhimento, que também detém as plantas para o corte. A cultura é então cortada pela barra de corte, que tem dentes de corte. Estes dentes cortam a planta na parte inferior, rente ao chão.

Em seguida, vem a debulha, que é o processo de agitação das plantas a fim de separar o grão do resto da planta. Após a colheita ser cortada, ela é transportada para a ceifeira-debulhadora por um transportador de correia e depositada em um tambor de debulha. Dentro do tambor de debulha, pás em movimento separam os grãos da planta, da palha ou do caule. A palha é então descartada, enquanto o grão cai através de uma tela para posterior processamento.

ceifeira-debulhadoraFinalmente o processo de limpeza é realizado utilizando ar soprado no grão ou vegetal. Isto separa e arranca pedaços leves de material vegetal, chamada joio, que ainda pode estar agregado ao grão. O grão, em seguida, vai para um tanque de coleta. Quando o grão está limpo, é despejado de um tubo descarregador, em uma caixa de armazenamento ou reboque anexado à ceifeira-debulhadora.

Às vezes, a ceifeira-debulhadora espalha a palha indesejada para trás do equipamento conforme a máquina move no campo. Frequentemente, porém, a palha é coletada e amarrada em feixes para ser usada no processo de alimentação de animais da fazenda ou para ser usada na produção de móveis e objetos de decoração. Alguns tipos de colheitadeiras estão equipados com acessórios que são capazes de realizar esse processo, além de colher, debulhar e fazer a limpeza.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password