Função dos separadores magnéticos

Função dos separadores magnéticosSeparadores magnéticos são dispositivos projetados para ajudar na purificação e separação dos fluxos de materiais em certos processos industriais. Estes equipamentos são usados em setores como mineração, e, em modelos menores, são utilizados em laboratórios científicos para processar alguns tipos de amostras. Várias empresas fazem uso dos tipos de separadores magnéticos para diversas aplicações, e existem muitos modelos de separadores disponíveis no mercado industrial, dependendo da aplicação e das necessidades de cada empresa.

Um separador magnético básico possui um ímã de algum tipo. Conforme os materiais passam através ou em torno do separador magnético, o ímã atrai as impurezas indesejáveis, puxando-as para fora e limpando o fluxo de matérias-primas. Os tipos de separadores magnéticos podem ser ferromagnéticos ou paramagnéticos, dependendo das necessidades e, em alguns casos, os materiais são purificados através de ambos os tipos de separadores magnéticos. Estes dispositivos podem variar em tamanho, incluindo os separadores de bancada usados em laboratórios até os separadores com tambores enormes aproveitados em instalações de reciclagem.

Um dos usos comuns para um separador magnético é a remoção de metais de ferro indesejáveis que podem sujar os materiais durante seu processamento. Um separador magnético industrial serve igualmente para remover produtos que possam danificar outros equipamentos em uma etapa de pré-processamento. Os separadores classificam os vários tipos de metais.

separadores magnéticosAlguns estilos de design de separadores incluem os separadores de ímãs de sobrecarga, que passam sobre um fluxo de processo, e placas magnéticas, que permitem o fluxo de materiais sobre a placa, enquanto puxa os materiais magnéticos. No laboratório, um separador magnético pode ser projetado para acomodar frascos e outros recipientes usados para armazenar o material no laboratório, a fim de reduzir o risco de contaminação cruzada.

Como outros dispositivos utilizados no processamento de materiais, um separador magnético deve ser mantido e operado adequadamente, conforme indicado, a fim de ser altamente eficaz. A manutenção do separador magnético abrange a limpeza do equipamento para remover materiais magnéticos que tenham sido recolhidos, além de ser necessário também fazer a lubrificação das peças móveis. No caso de eletroímãs, também é primordial conferir outras características de segurança e se a máquina está em condições operacionais, de modo que o ímã pode ser desligado em caso de problema na linha de produção.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password