Características da caldeira de recuperaçãoA caldeira de recuperação usa o calor formado como um subproduto de outro processo, o calor que normalmente seria desperdiçado, sendo para criar vapor. O vapor pode ser usado para mover turbinas que produzem eletricidade. Alternativamente, a caldeira pode simplesmente ser utilizada para aquecer água ou outros tipos de fluidos. Como se recicla parte da energia utilizada, as caldeiras de recuperação de resíduos de calor podem reduzir o consumo de combustíveis fósseis e os custos de funcionamento de um sistema. Isto também significa menos gases de efeito estufa sendo liberados na atmosfera.

Os modelos da caldeira de calor incluem dois tipos principais: caldeiras de tubo de fogo e caldeiras de tubos de água. Nas caldeiras de tubo de fogo, uma concha de aço abriga um espaço cheio de água com tubos de metal por dentro. Gases quentes produzidos a partir de um processo de combustão, como ocorre dentro de um forno, passam através dos tubos transferindo calor para a água circundante.

Os tipos de caldeiras de tubos de fogo têm a vantagem de serem relativamente simples de construir, instalar e manter. A energia do calor armazenado na água pode ser usada para responder a uma demanda de curto prazo extra, mas se todo o calor é usado, há a desvantagem de que vai demorar muito tempo para reabastecer. Outra limitação deste tipo de caldeira de calor é que não pode operar em altas pressões, o que é possível em uma caldeira de tubos de água, por exemplo.

caldeira de recuperaçãoA caldeira de recuperação de tubos de água é capaz de lidar com pressões muito mais elevadas de vapor de que uma caldeira de tubo de fogo, mas é mais difícil de construir e instalar. Dentro deste tipo de caldeira de recuperação, há tubos mais estreitos do que no interior de uma caldeira de tubo de fogo, e os tubos contêm água em vez de gases quentes. Em uma inversão do sistema dentro de uma caldeira de tubo de fogo, o calor, na forma de gases quentes ou chamas do forno, envolve os tubos cheios de água. Materiais isolantes são utilizados para proteger os tubos da caldeira contra danos provocados pela chama. Além de tolerar altas pressões, as caldeiras de recuperação de tubos de água respondem rapidamente às mudanças quando há entrada de calor.

Caldeiras de calor residual são equipamentos que podem ser utilizados usinas de energia, onde o calor, que normalmente é criado como um subproduto da geração de eletricidade é utilizado, melhorando a eficiência de cerca de 40 por cento, para cerca de 70 por cento. A eficiência máxima é alcançada quando o calor é usado dentro ou muito perto do local da planta.


Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos