O que é ferro-esponjaO ferro-esponja é um produto produzido com base no minério de ferro. O minério de ferro geralmente possui a forma de pelotas ou grumos, e é submetido a um processo de redução que é criado pelo uso de um gás de redução emitido por carvão ou gás natural. A esponja de ferro pode ser produzida em diversos tipos de fornos, incluindo os fornos de coque ou fornos de carvão, além de altos-fornos e fornos básicos de oxigênio.

Existem vários benefícios associados ao ferro-esponja que lhe permitem competir de forma eficaz com outros tipos de ferros fundidos. Um desses benefícios tem a ver com a composição real do produto final em si. Por exemplo, este tipo de ferro é considerado um suprimento mais rico se comparado ao ferro-gusa, outro tipo de ferro comumente fabricado em altos-fornos. O ferro reduzido tem um teor ferroso um pouco maior, que muitas vezes faz com que seja mais adequado para uso em fornos elétricos.

Além disso, os gases emitidos durante a produção do ferro-esponja pode ser colhido e usado em várias outras aplicações. Esse subproduto do processo de produção do ferro ajuda a compensar o custo de produção do metal, bem como ajuda na manutenção de outros métodos que requerem o gás na produção adequada. O tipo de ferro-esponja também pode ser usado para produzir um pó de minério que funciona muito bem quando misturado com outros metais na geração de diferentes tipos de produtos à base de ferro.

ferro-esponjaUm dos usos mais comuns para a esponja de ferro é na criação de ferro forjado. Ferro deste tipo é útil na criação de objetos de uso ornamental, tais como grades decorativas para portas de tela, grades anti-roubo para janelas, e até mesmo para vários tipos de tapeçarias. A esponja de ferro é também utilizada na fabricação de componentes utilizados com a finalidade de criar gramados duráveis e mobiliários. Quando tratados adequadamente, os móveis de ferro forjado pode facilmente resistir à deterioração do clima, e duram vários anos.

Nos últimos anos, melhorias para a produção de ferro esponja tornaram-se possíveis para reduzir o ferro, sem haver necessidade de derreter o minério. Devido ao fato de que o ferro pode ser fabricado em pelotas e até mesmo em pó, é um substituto econômico e útil para a produção de sucata, por vezes utilizada por fabricantes de aço. A quantidade de tempo e recursos necessários para produzir o ferro esponja são mínimos, por isso, é possível fabricar grandes quantidades rapidamente, fato que só contribui para as vantagens deste tipo de produto de ferro.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais