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História da gasolina

No refino de petróleo, cracking é um processo pelo qual moléculas de hidrocarbonetos pesados são quebradas em moléculas mais leves, por meio de calor, pressão e catalisadores

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História da gasolinaA gasolina é um subproduto natural da indústria do petróleo, sendo que querosene representa o principal produto resultante do refino do petróleo.

A gasolina é produzida por destilação, separação das frações mais valiosas (e voláteis) do petróleo bruto. Ao longo dos anos, inúmeros processos e agentes necessários foram inventados para melhorar a qualidade da gasolina.

A palavra gasolina foi usada pela primeira vez como uma marca do novo destilado de petróleo no final de 1800 (ele não era realmente um combustível até o momento). Um fato pouco conhecido é que ela foi inicialmente utilizada como um medicamento tópico para livrar pessoas de piolhos.

Inicialmente, a gasolina foi, na verdade, uma marca, da mesma forma que a vaselina é uma marca de produto. E enquanto a palavra gasolina nunca tenha sido registrada como marca, não é realmente um gás ou (não no sentido de química de qualquer maneira) - é um líquido, não um vapor.

Metano (gás natural) é o gás verdade, sem nenhum líquido envolvido. No entanto, a palavra gasolina se tornou sinônimo de combustível e será uma parte do nosso vocabulário, até o dia em que for substituída por algum combustível alternativo, mais barato e mais benéfico para o meio ambiente.

O automóvel

Nos primeiros anos do século XX, o automóvel estava no caminho para se tornar o principal meio de transporte no ambiente urbano. Surgiu, então, uma necessidade por novos combustíveis. No século XIX, gás, carvão e querosene feitos de petróleo eram usados como combustíveis e em lâmpadas.

História da gasolinaOs motores dos carros novos pediam quantidades sem precedentes de petróleo. Os motores de automóveis usavam combustíveis que tinham o petróleo como matéria-prima. Refinarias não poderiam converter petróleo em gasolina suficientemente rápido conforme os carros e outros veículos iam saindo da linha de montagem das fábricas. Além disso, o que restava do processo de refinamento era desperdiçado ou derramado no meio ambiente.

A invenção e desenvolvimento do automóvel exigiam um desenvolvimento paralelo dos combustíveis.

Havia uma necessidade de melhoria no processo de refino de combustíveis que impedisse batidas do motor e aumentassem sua eficiência - especialmente para os novos motores de alta compressão de automóveis que estavam sendo projetados.

Métodos de refino de gasolina

Os processos para melhorar o rendimento da gasolina a partir de petróleo bruto são conhecidos como cracking. No refino de petróleo, cracking é um processo pelo qual moléculas de hidrocarbonetos pesados são quebradas em moléculas mais leves, por meio de calor, pressão e, às vezes, catalisadores.

O cracking se tornou o principal processo para a produção comercial de gasolina. Em 1913, o craqueamento térmico foi inventado por William Meriam Burton, um processo que empregava calor e altas pressões.

Eventualmente, o craqueamento catalítico substituiu o craqueamento térmico na produção de gasolina. Craqueamento catalítico é a aplicação de catalisadores que criam as reações químicas, produzindo mais gasolina. O processo de craqueamento catalítico foi inventado por Eugene Houdry em 1937.

Métodos utilizados para refinamento de gasolina

polimerização
alquilação
isomerização

Polimerização

Polimerização é a conversão de elementos gasosos, tais como propileno e butileno, em moléculas maiores na faixa de gasolina.

Processo no qual moléculas relativamente pequenas, chamadas monômeros, se combinam quimicamente para produzir um encadeamento muito grande ou uma rede de moléculas, chamada de polímero.

As moléculas do monômero podem ser todass iguais, ou eles podem representar dois, três ou mais diferentes compostos.

Normalmente, pelo menos 100 moléculas de monômero deve ser combinadas para fazer um produto que tem certas propriedades únicas, tais como elasticidade, alta resistência à tração ou a capacidade para formar fibras que diferenciam polímeros a partir de substâncias compostas de moléculas menores e mais simples. Muitas vezes, muitos milhares de unidades de monômeros são incorporados em uma única molécula de um polímero.

Alquilação

Alquilação é um processo que combina uma olefina e uma parafina, como isobutano.

Nas refinarias de petróleo, isobutano é alquilado com  alcenos de baixo peso molecular (principalmente uma mistura de propeno e buteno), na presença de um ácido forte catalisador, ou ácido sulfúrico ou ácido fluorídrico.

Isomerização

Isomerização é a conversão de hidrocarbonetos de cadeia simples de hidrocarbonetos de cadeia ramificada.

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