China supera EUA em venda de smartphonesA China superou os EUA e acaba de se tornar o maior mercado do mundo para smartphones, de acordo com um relatório da Strategy Analytics.

No terceiro trimestre deste ano, a venda de smartphones chegou perto de 24 milhões de unidades, acima de 58% de aumento, de acordo com o relatório divulgado hoje. No mesmo trimestre, unidades de smartphones comercializados nos EUA caiu 7% para 23,3 milhões de unidades.

A Nokia lidera o mercado de smartphones, com 28% dos modelos vendidos na China, seguida pela Samsung com uma participação de 17,6%. HTC está em primeiro nos EUA com 24% do mercado, seguido pela Apple, com pouco mais de 20%, segundo o relatório. Os EUA ainda lideram o mundo em vendas de smartphones em receita, ressalta a pesquisa.

Smartphones são apenas os mais recentes produtos da indústria de base nos quais a China está dominando o mercado e, graças à crescente melhora da situação financeira da população, o país está acima da maior economia do mundo, os EUA, em alguns setores. As vendas de automóveis na China, por exemplo, superaram as dos EUA em 2009, pela primeira vez, com 13,5 milhões de unidades vendidas em comparação com 10,4 milhões/ano no país norteamericano.

Vendas de cerveja na China passaram os EUA em 2002, enquanto a China passou os EUA como principal comprador mundial de energia em forma de commodities - como petróleo e carvão - em 2009, segundo a Agência Internacional de Energia.

A China tem agora de meio bilhão de pessoas online, de acordo com o Gabinete de Informação do Conselho de Estado, ou quase dois terços mais pessoas usando a internet do que a população inteira dos EUA.

Analistas do cenário mundial prevêem que a economia chinesa irá eventualmente superar por completo a economia dos EUA em algum momento nos próximos 20 anos. Em 2010, o PIB chinês foi de cerca de 59 trilhões de dólares em comparação com os EUA, cuja saída econômica chegou a um total de 145 trilhões de dólares.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia